SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: MARISTELLA GABARDO
Componente: NOVAS TECNOLOGIAS E MULTIMÍDIA
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Produção de Aúdio e Vídeo
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 23/04/2024
Última atualização: 23/04/2024
Ementa
Produtos audiovisuais para mídias digitais e internet. Captação com o uso de novas tecnologias como aparelhos de celular e câmeras para a web. Potencialidades audiovisuais face às novas apropriações midiáticas e mercadológicas dos meios de produção e da distribuição da comunicação.
Objetivo Geral

- Compreender a abrangência das novas tecnologias no campo da comunicação e as implicações teórico-práticas para o processo de produção de audio e vídeo.

- Conhecer estratégias de produção e distribuição de audiovisuais considerando novas tecnologias e multimídias no campo comunicacional.

- Identificar novas potencialidades mercadológicas para o audiovisual a partir das novas tecnologias e informação e comunicação.
Metodologia
A metologia compreenderá aulas dialogadas assim como a apresentação de seminários e de atividades práticas de análise de componentes midiáticos de audio e vídeo. 
Disponibilização dos materiais teóricos utilizados em sala de aula (postagens dos materiais na plataforma Google Classroom, se for o caso).
Avaliação

A avaliação, entendida como prática teórico-metodológica inerente ao processo pedagógico, será contínua, ou seja, todos(as) os(as) educandos(as), individual e coletivamente, serão avaliados(as) durante as atividades desenvolvidas, considerando-se os seguintes critérios: participação, iniciativa, compromisso e apropriação do conhecimento.

Sistematização do processo avaliativo:

1- Atividades de estudo, reflexão e discussão (aulas expositivas dialógicas e Seminários) 

2 - Atividades p´raticas (analise de mídias, diario de aulas,etc.)

3 - Produção de um podcast sobre os temas disuctidos em sala

Média final – Análise dos conceitos das atividades para construção de um conceito final.
Conteúdo programático
  1. O que são as mídias e qual a sua influência em nosso dia a dia?
  2. Conceito de Novas Tecnologias "de quais tecnologias se está falando?" 
  3. A Internet e o empoderamento do receptor, consumo e produção;
  4. A cultura de convergência
  5. Redes sociais e seus hábitos de uso
  6. As big techs e a democracia, as consequencias sociais e psicológicas de seu uso
  7. Novos modos de produção e suas características 
Recursos
Será utilizado os seguintes recursos materiais

Computador;
Celular;
Softwares especificos;
Ferramentas de Educação a Distãncia;
Aparelho Multimídia;
Videos;
Visitas Técnicas;
Lousa;
Caneta Pincel;
Papel e Caneta;
entre outros.
 
Referências

BAITELLO JUNIOR, Norval. O tempo lento e o espaço nulo. Mídia Primária, Secundária e Terciária. COMPÓS. Porto Alegre, 2000.

BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage, 2009.

 BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma história social da mídia. De Gutenberg à internet. 2 Ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

CANEVACCI, Massimo. Comunicação visual. São Paulo: Brasiliense, 2009.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2007.

 FURLAN COSTA, Maria Luisa. Educação e Novas Tecnologias: Fundamentos, Políticas e Práticas. Eduem. Maringá, 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KELLISON,Cathrine. Produção e Direção para Tv e Vídeo. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999.

LIPOVETSKI, Gilles; SERROY, Jean. A tela global. Mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre, Sulina, 2009.

LUCENA, Alberto. A arte da Animação. São Paulo: SENAC, 2002.

MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: Modos de enunciação no cinema e no ciperespaço.  São Paulo: Paulus, 2007.

__________. Três décadas de Vídeo Brasileiro. São Paulo: Editora Iluminuras, 2007.

 MARTIN BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003

MATTOS, A. C. Gomes. Do cinetoscópio ao cinema digital. Rio de janeiro, Rocco, 2006.

SIQUEIRA, Ethevaldo. Para entender o mundo digital. Rio de Janeiro, Globo, 2008.
Observações