Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | MARISTELLA GABARDO |
Componente: | Língua Espanhola Aplicada 1 |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Secretariado |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 23/04/2024 |
Última atualização: | 23/04/2024 |
Ementa: Proporcionar ao aluno um contato efetivo com a língua espanhola (e suas variantes) e com as culturas hispânicas (e suas especificidades), de maneira que ele consiga se comunicar, ler, entender, interpretar, construir sentidos e estabelecer inter-relações. E, através de reflexões socioculturais, torná-lo um profissional mais crítico e consciente de sua própria língua, cultura e identidade |
Conhecer e usar a Língua Espanhola como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais, habilitando o aluno a compreender as principais noções da língua, a fim de que esteja apto para melhor compreender a Língua II. ·Valorizar a aquisição de LE e de seus mecanismos como meio de acesso a distintos contextos socioculturais, conhecimentos, informações, tecnologias, outras culturas e diferentes saberes. ·Relacionar um texto em LE às estruturas linguísticas, sua função e seu uso social, dando destaque a temas culturais de âmbito universal que, ao mesmo tempo, estejam próximos do universo dos alunos. ·Entender a aquisição de habilidades linguísticas como um dos recursos para o desenvolvimento global do aluno, isto é, considerar que o estudo da estrutura gramatical e a aquisição de vocabulário constituem suportes para a compreensão, não sendo, portanto, o objetivo final da aprendizagem. ·Compreender a comunicação em língua espanhola como um instrumento relevante para a formação profissional, acadêmica ou pessoal no mundo moderno. ·Fazer uso da informática e de outros meios eletrônicos disponíveis que possam facilitar a aquisição e o uso de novas aprendizagens em LE. |
• Aulas interativas, resolução de tarefas com atividades independentes, em pares e/ou em grupo. (somente possível em aulas presenciais) • Aulas expositivas com utilização de textos, músicas, vídeos, internet e outros recursos e procedimentos interativos. •Artigos literários, CDs, DVDs, músicas, textos autênticos de jornais, revistas ou Internet sobre cultura, curiosidades e atualidades do mundo hispânico. Os verbos serão apresentados sempre através de músicas pertinentes ao modo e tempo verbais |
· Prática da avaliação contínua com, no mínimo, duas avaliações bimestrais, através de provas escritas e/ou orais, trabalhos, exercícios e outros instrumentos, Seminários para aulas presenciais) Durante RDE , apenas verificação de aprendizagem através de exercícios de múltipla escolha, sobre conteúdo estudado. |
A - COMPREENSÃO DE TEXTOS. • Compreender textos verbais e não verbais. • Identificar temas centrais e específicos dos textos. • Inferir a significação de palavras e/ou expressões contextualizadas. • Compreender a coesão e a coerência textuais. B - ASPECTOS LINGUÍSTICOS. NOÇÕES BÁSICAS • Identificar aspectos gramaticais em nível funcional e contextualizado por meio de textos diversos, escritos e/ou orais. O ensino das noções básicas da gramática deverá ser contextualizado. As estruturas gramaticais podem ser apresentadas por meio de textos diversos (informativos, literários e de entretenimento), frases, diálogos, leitura, letras de canções, tirinhas... de maneira produtiva, evitando-se, porém a cobrança excessiva desses conteúdos. NOÇÕES BÁSICAS: 1 - Escrita e ortografia Alfabeto ou Abecedário (letras e sons): as letras particulares do espanhol: ch/ll/ñ; sons de r/rr/j/ge/gi; variações linguísticas fonéticas: ll/y (yeísmo); s/ce,ci/za,zo,zu (seseo/ceceo). Signos ortográficos: pontuação; acentuação gráfica; diacríticos; palavras “heterotônicas”. 2 - Grupo nominal, pronomes e partículas. Grupo verbal. • Nome: - substantivo; - adjetivo; - palavras heterossemânticas: apellidos, sobrenombres... - verbo ser ; - verbo llamarse; - conjugação pronominal Pronomes pessoais: - sujeito; - noções de pronome complemento; - tratamento de cortesia; - variação linguística (tuteo/voseo; uso de vosotros/ustedes); - uso de ser e estar. • Artigo: - determinado/indeterminado/neutro; - eufonia do artigo; - palavras “heterogenéricas”; - presente do indicativo. • Preposição: - contrações; - combinações; - pretérito imperfecto.de Indicativo • Numerais: - ordinais e cardinais; - formação do billón; - uso da conjunção y entre os números; - hora, data, dias da semana, estações e meses do ano; - pretérito perfecto simple o indefinido. • Demonstrativos: - relação com o tempo e espaço; • Indefinidos. - tener X haber impersonal • Pretérito Perfecto (compuesto): - formação; - verbo haber no presente do indicativo; - pretérito perfecto simple X pretérito perfecto compuesto. • Apócopes. • Futuro de Indicativo. • Pronomes: - relativos; - interrogativos; - possessivos. • Formação do Imperativo: - presente do indicativo X presente do subjuntivo - colocação pronominal. • Conjunção: - regra de eufonia da conjunção O; - regra de eufonia da conjunção Y. • Advérbios:- usos de Muy/mucho VERBOS IMPESSOAIS OU NOMINAIS: • Infinitivo Impessoal: - forma invariável (contraste com o português): a) quando + infinitivo pessoal = cuando + presente de subjuntivo; b) se + infinitivo pessoal = si + presente de indicativo; c) para + infinitivo pessoal = para + infinitivo impersonal, invariable; - ir + a + infinitivo. • Gerúndio: - formação e uso; - colocação pronominal; - estar + gerúndio. Particípio - formação do particípio e uso. • Doler, Gustar e similares. C - ASPECTOS CULTURAIS Noções de situações culturais da área : • Música, dança e gastronomia.. Festas populares, folclore, tradições |
Recursos áudio visuais; internet; vídeos; charges; tirinhas; textos literarios e informativos pertinentes ao assunto. |
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