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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: NEIVA TEREZINHA DA ROSA EDUARDO
Componente: Atendimento Educação Especial AEE
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Administração
Série/período/semestre: TURMA_ESPECIAL
Total Hora Aula: 10.0
Total Hora Relógio: 8.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 24/04/2024
Última atualização: 25/04/2024
Ementa
Flexibilização curricular e adaptações necessárias aos estudantes com Deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação. TDAH;
Identificação das habilidades e dificuldades dos estudantes e desenvolvimento de suas potencialidades.
Enriquecimento curricular para os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Uso de tecnologia assistiva e de comunicação alternativa. Trabalho colaborativo em parceria com os outros docentes e intérpretes de Libras.
Parceria entre família-escola e promoção das inter-relações sociais.

 
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Contribuir para participação, permanência e êxito dos estudantes que constituem o público da educação especial, que precisam de apoio ou de atendimento educacional especializado.

Objetivos Específicos
Propor a utilização de recursos didáticos, metodológicos e de acessibilidade que amenizem as barreiras durante os processos de ensino e de aprendizagem.

Propiciar  participação, permanência e êxito de acordo com as necessidades  educacionais específicas dos/as estudantes;

Propor diálogo com os docentes dos demais componentes curriculares para as adaptações de atividades, dialogar com as famílias e demais profissionais que participam do processo  de ensino aprendizagem dos estudantes.

Contribuir para a efetivação de ações que contribuam para  implementação de políticas públicas para a educação especial e assegurem os direitos de aprendizagem, dos estudantes que compoe esse público.
Metodologia
O atendimento educacional especializado será realizado na modalidade presencial, semanalmente e de forma individual, ou em grupos de 2-3 estudantes,  com atividades relacionadas às fragilidades dos/as estudantes compreendidas nas áreas: cognitiva,  percepção, atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico; socialização , autonomia, autocuidado, relacionamento interpessoal e intrapessoal..

Desenvolvimento da autonomia  aos  estudantes com especificidades, desenvolver um trabalho colaborativo com os professores dos demais componentes curriculares. Parceria entre família-escola e promoção de adequações para a escolarização.
Reforçar as potencialidades  dos estudantes, compreender quais habilidades os estudantes possuem, e proporcionar apoio efetivo para uma melhor consolidação da aprendizagem.
Orientar, acompanhar e motivar os alunos para manter o foco e concentração.
Estabelecer um vínculo e diálogo constante por meio da escuta e respeito, considerando o tempo do aluno.
 
Avaliação
Avaliação
O processo de avaliação será diagnóstica contínua, paralelo e formativa, conforme preconizado pela Resolução IFPR nº 50/2017.
Se houver  necessidade, o estudante serão retomados conteúdos que ainda não se apropriaram. O componente curricular não atribui conceito, porém,  busca respeitar o que está em conformidade com a legislação vigente entre as quais a LDBEN 9.394/1996, Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, Decreto nº 7.611/2011 e LBI 13.146/2015 e a Resolução nº 50/2017.
Servirão como instrumentos de avaliação áudios, vídeos, desenhos e apresentações orais. Serão consideradas as atividades avaliativas adaptadas pelos professores dos componentes curriculares dos cursos.

 
Conteúdo programático
Conteúdo Programático


 Minimização das barreiras estruturais e de aprendizagem.
Linguagem oral e escrita: produção, reescrita, autoavaliação e apresentação oral.
Recursos pedagógicos adaptados
Comunicação suplementar e complementar;
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
 
Recursos
Folhas de papel e canetas, caderno para registro
Cartolinas e pincéis;
Computador;celular;
Textos impressos;
Recursos Audiovisuais;
Atividades adaptadas;
Materiais concretos: Jogos, Baralhos adaptados para fins pedagógicos, entre outros.
 
Referências


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Observações