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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CORONEL VIVIDA
Professor: AUGUSTO FABER FLORES
Componente: Orientação de Estágio Supervisionado
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnicos em Cooperativismo
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 24/04/2024
Última atualização: 24/04/2024
Ementa

Prática profissional como componente curricular. Unidade entre teoria e prática profissional. Orientação específica ao estudante no desenvolvimento da prática profissional supervisionada. Orientação para a construção do relatório de estágio, referente à prática profissional desenvolvida. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos no decorrer do curso em cooperativas. Seminários de Integração.

Objetivo Geral

Objetivo geral:

3.1. Formar profissionais para atuar na constituição, desenvolvimento e gestão de cooperativas, buscando responder às demandas produtivas locais e regionais, às necessidades do mundo do trabalho e de formação humana integral, comprometendo-se com a emancipação humana e com a transformação social. 

 

Objetivos específicos

3.2 Ampliar a formação acadêmico-profissional do estudante;

3.3 Propiciar ao estudante, na prática, a aplicação dos conhecimentos teóricos obtidos durante a realização do curso;

3.4 promover a integração social e profissional do estudante.

Metodologia

De acordo com a Resolução 06\2012, o estágio caracteriza-se como prática profissional supervisionada, compreendida pela prática em situação real de trabalho, configura-se como atividade de estágio profissional supervisionado, assumido como ato educativo da instituição educacional. O estudante será orientado e avaliado em sua prática profissional pelo professor orientador do Estágio Supervisionado.

De acordo com o PPC do Curso de Cooperativismo do IFPR/ Campus Coronel Vivida, o estágio supervisionado obrigatório será composto por quarenta horas de atuação no ambiente de trabalho, contemplando a análise crítica da realidade encontrada, proposição de soluçõees aos problemas identificados e, se possível, intervenção na realidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional, local e regional.

O estágio supervisionado obrigatório será composto por quarenta horas. Ainda haverá trinta e três horas destinadas a orientaçãoo e elaboração de relatório de estágio, conforme descrito abaixo:

• 33 horas, para a elaboraçãoo e orientação do plano de estágio e elaboração do relatório de estágio supervisionado, constituindo um componente curricular do curso;

• 40 horas, para a atuação no ambiente de trabalho, contemplando a análise crítica da realidade encontrada, proposição de soluçães aos problemas identificados e, se possível, intervençãoo na realidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional, local e regional.

Como o estágio não é apenas uma inserção prática no campo de trabalho, mas um processo, um itinerário, que requer várias etapas de orientação e planejamento, de pesquisa do campo de trabalho, de inserção em práticas (que podem ser realizadas em casa ou outros espaços em que há a manutenção da segurança da saúde dos estudantes) e reflexão da prática, a fim de cumprir todas as exigências, qualidade e carga horária do estágio supervisionado obrigatório, os alunos do 3 ano do Curso de Cooperativismo assim agirão, sempre sob a supervisão da professora orientadora.

Avaliação

Para fins de avaliação da aprendizagem das atividades apresentadas neste Plano, os resultados obtidos no processo serão expressos por conceitos conforme norma interna do IFPR, referente ao cumprimento dos critérios que foram estabelecidos.

Assim, tem-se a data de 30 de novembro de 2021 para a conclusão de todas as atividades propostas, entrega do Relatório final de estágio bem como comprovação da efetiva realização de toda a carga horária exigida.

Toda esta comprovação será feita mediante a entrega de um relatório, conforme modelo próprio enviado pela professora orientadora, com a descrição de todas as atividades realizadas para o cumprimento da carga horária proposta e auxílio na formação e qualificação profissional dos estudantes envolvidos.

Para fins de avaliação da aprendizagem na disciplina, os resultados obtidos no processo serão expressos por conceitos, referentes ao cumprimento dos critérios que foram estabelecidos para os trabalhos individuais e em grupos, na resolução de problemas, exercícios, atividades extra-classe, aulas experimentais, relatórios e leitura de textos, seminários bem como provas escritas e orais, e recuperação paralela.

 

A avaliação seguirá os seguintes conceitos:

           I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

           II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

           III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

           IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

 

           A aprovação do estudante ocorrerá considerando os seguintes critérios:

           I – obtenção de conceito A, B ou C no componente e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do período letivo.

Conteúdo programático

Prática profissional como componente curricular.

Unidade entre teoria e prática profissional.

Orientação específica ao estudante no desenvolvimento da prática profissional supervisionada.

Orientação à construção do relatório de estágio, referente a prática profissional desenvolvida.

Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos no decorrer do curso em cooperativas.

 

Recursos
A aulas serão dialogadas e poderão ser utilizados recursos como quadro de giz,  aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, equipamentos, materiais de consumo, entre outros.
Da mesma forma, aos alunso será oferta a formação complementar do curso "Juventude Cooperativista" em razão da parceria com a cooperativa de crédito Cresol - União dos Pinhais.
Referências

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANA?. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Curitiba: IFPR, 2010.

MONTEIRO, G. Guia para a elaboração de projetos, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações e teses. Sa?o Paulo: Edicon, 1998.

 SANTOS, Flávio Eduardo de Gouvêa. Capacitação básica em Associativismo – Belo Horizonte, 2002.

 SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. Sa?o Paulo: Cortez Editora Autores Associados. 1986.

 SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. 1a Ed. Sa?o Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. Sa?o Paulo: Atlas. 2000.

LAVILLE, Christian. A construção do saber. Revisão e adaptação. Lana Mara Siman. Porto Alegre: Artemed, 1999.

OCEPAR. O Cooperativismo paranaense. Coleção História do cooperativismo. Curitiba: OCEPAR, 1997.

PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012. 128 p.

 

 SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS EXTRAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Vade Mecum. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.?

FILHO, Roberto Lyra. O que é direito. 17 ed. 5 reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2001

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 20 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 1987.

Observações