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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: WILSON LEMOS JUNIOR
SAMUEL CARLOS WIEDEMANN
Componente: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da EPT-PROFEPT13
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Mestrado Profissional em Educação Profissional
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 60.0
Total Hora Relógio: 60.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 02/10/2024
Última atualização: 02/10/2024
Ementa
Organização dos espaços educativos da Educação Profissional e Tecnológica, no que se refere à pesquisa, ao ensino, à extensão e à gestão, em espaços formais e não formais, bem como as suas interações com o mundo do trabalho e a sociedade. Planejamento, avaliação e gestão democrática na EPT. Memórias da EPT local, regional e nacional.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
- Analisar concepções e abordagens da organização e memória da educação escolar, compreendendo os fundamentos da gestão escolar democrática em EPT e os mecanismos de participação nas instituições de ensino da EPT, com a finalidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Objetivos específicos:
- Investigar as origens da educação e da educação profissional e tecnológica.
- Compreender o conceito de gestão e as questões objetivas e subjetivas que interferem na sua prática.
- Compreender o planejamento participativo como processo de ação participativa que promove o desenvolvimento de ações cooperativas, eficazes e inovadoras, em instituições de EPT.
- Reconhecer a gestão e organização dos espaços pedagógicos em EPT como um processo que integra aspectos políticos, humanos, pedagógicos, culturais, administrativos, financeiros e tecnológicos.
- Reconhecer a teoria e a prática sobre sistema de organização e gestão escolar em EPT.
Metodologia
Procedimentos de ensino
A metodologia será desenvolvida através de aulas expositivas, utilizando recursos e exemplos audiovisuais (slides, obras impressas, fotografias, filmes e documentários), discussões em grupo e textos. Os estudantes apresentarão oralmente textos distribuídos previamente.

Atividades discentes
Leitura das bibliografias elencadas nas referências e propostas;
Desenvolvimento da capacidade crítica na leitura e interpretação dos textos;
Produção de textos utilizando as temáticas da disciplina;
Participação crítica nas discussões, debates e atividades ocorridos em sala de aula;
Produção das avaliações da disciplina de acordo com os critérios previamente estabelecidos.
Avaliação
Formas e critérios de avaliação:
A Avaliação será contínua e somatória. Haverá no total, duas avaliações:
  1. Primeira Avaliação: (50% do total): Uma parte ocorrerá no módulo EAD. Nesta avaliação será levado em conta se o estudante realizou corretamente as propostas elencadas na plataforma e dentro do prazo estabelecido. Outra parte são as atividades propostas e realizadas durante as aulas, tais como apresentações e produções textuais.
  2. Segunda avaliação: (50% do total): Apresentação e entrega do trabalho final da disciplina. O estudante fará uma breve apresentação oral do tema no dia de entrega da parte escrita (último dia de aula presencial da disciplina).

Regime de recuperação:
Será adotado o regime de recuperação paralela. Cada atividade terá avaliação própria, assim, o estudante que não atingir, no mínimo, conceito C em cada atividade proposta, terá direito à recuperação da atividade. As recuperações paralelas ocorrerão durante o desenvolvimento da disciplina.
Conteúdo programático
(1) História e memórias da EPT local, regional e nacional:
    • Os métodos para a pesquisa histórica
    • História da educação e as origens da EPT
    • Memórias e Identidades a partir dos modos de organização das bases territoriais

(2) Organização do currículo Integrado e as relações com os pilares da EPT: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura.
    • Legislações da Educação Profissional e Tecnológica;
    • Concepção de trabalho e educação;
    • Fundamentos pedagógicos dos institutos federais;
    • Organização curricular do Ensino Médio Integrado;

(3) Gestão democrática e organização da EPT:
    • Concepção de Administração e de Gestão: crítica à visão gerencialista da EPT
    • Planejamento (PPP, PDI, PPI),
    • Processos de avaliação educacional, avaliação institucional, autoavaliação institucional e avaliação externa;
    • Instâncias de participação na EPT;
    • Organização dos espaços pedagógicos da EPT: a pesquisa, o ensino, extensão em espaços formais e não formais e suas interações com o mundo do trabalho e com a sociedade.
CRONOGRAMA DE AULAS:
18 horas (30%): EaD via AVA, divido em 3 módulos, sendo 3 módulos de 6 horas cada.
42 horas (70%): Modalidade presencial – sendo 12 encontros de 3h30 cada (terças, das 8:30 às 12:00), assim distribuídos:
03/09/2024 – Cronograma/ Apresentação/ História Geral da Educação
10/09/2024 – História Geral da Educação e Teoria da História
17/09/2024 – História da EPT no Brasil
24/09/2024 – História e Organização da EPT no Brasil
01/10/2024 – Legislações da Educação Profissional Tecnológica
08/10/2024 – Concepção de Trabalho e Educação
15/10/2024 – Organização curricular do Ensino Médio Integrado
22/10/2024 – Gestão democrática e o PPP
29/10/2024 – A organização da EPT no Brasil
05/11/2024 – Gestão democrática e o PPP e a Organização da EPT no Brasil
26/11/2024 - Apresentação dos produtos educacionais
03/12/2024 - Apresentação dos produtos educacionais
 
Recursos
Quadro, giz, computador conectado à internet, caixa de som, projetor, telão.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBOSA, Xênia de Castro; SILVA, Tiago de F. Reflexões sobre as memórias da EPT: apontamentos teóricos-metodológicos e panorama das pesquisas desenvolvidas no ProfEPT (2019-2021). In: Cláudio Nei Nascimento da Silva; Daniele dos Santos Rosa; Marcos Ramon Gomes Ferreira. (Org.). A Metodologia da Pesquisa em EPT. Brasília: Grupo Nova Paideia, 2022, v. 1, p. 88-122. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/240/245. Acesso: 01. Ago. 2023.
Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação profissional e Tecnológica (CONIF). Extensão Tecnológica - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica/ Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cuiabá (MT): CONIF/IFMT, 2013. (Leitura do Capítulo 1 (p.12 a 21). Disponível em:  http://portal1.iff.edu.br/extensao-e-cultura/arquivo/2016/extensao-tecnologica-rede-federal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-2013.pdf. Acesso em 07 nov. 2021.
CASTRO, A. S.; DUARTE NETO, J. H. ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO INTEGRADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e11088, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11088. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11088. Acesso em: 11 ago. 2023.
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LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Hecus, 2015.
MEDEIROS NETA, O. M. de.; CIAVATTA, M. Fontes para a História da Educação Profissional: Boletim da CBAI. João Pessoa: Editora Ideia, 2020.
PASQUALLI, R.; DA SILVA, V.; DA SILVA, A. L. LIMITES E POTENCIALIDADES DE MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO E DIÁRIOS DE CLASSE. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 34, n. 109, p. 104–120, 2019. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7631. Acesso em: 11 ago. 2023.
SANTOS, G.L.; SILVA, A.L. A organização dos espaços pedagógicos em educação profissional e tecnológica: aproximações da literatura acadêmica. Anais EPEC. Editora Realize, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/epepe/2021/TRABALHO_EV167_MD1_SA105_ID79_17092021071800.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023.
SANTOS, F. A. A.; SANTOS, J. D.; PROFESSOR, V. P.; SILVA, A. R. Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. HOLOS, [S. l.], v. 6, p. 185–199, 2018. DOI: 10.15628/holos.2018.7611. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611. Acesso em: 11 ago. 2023.
SOUZA, Ruberley Rodrigues de (Org.). Pesquisa, pós-graduação e inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Goiânia: IFG, 2017. Disponível em: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/download/22/18/60-1?inline=1 (Leitura do Capítulo 1 (p.13 a 18)). Acesso em 07 nov. 2021.
SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Políticas educacionais e verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (séculos XX e XXI). VÉRTICES, v.24, n.2, p. 23, 236-266, maio/ago. 2022. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16973/16091. Acesso em: 10 out. 2022.
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PACHECO, E. Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 4ª edição. São Paulo: Editora Cortês, 2016.
RAMOS, M.N. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempo de regressão. In: ARAÚJO, A. C..; SILVA, C. N. N. Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. p. 20-43. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/livro_completo_ensino_medio_integrado_-_13_10_2017.pdf. Acesso em 07 nov. 2021.
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VEIGA, I.P.A.; RESENDE, L.M.G.  (Orgs). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. São Paulo, Campinas: Papirus, 2018. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História (edição crítica). Tradução: Adalberto Müller e Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Alameda, 2020.
BOTOMÉ, Silvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante – o equívoco da extensão universitária. Petrópolis – RJ. Editora Vozes, São Carlos, SP. 2021.
CAETANO, R.; LAPONTE, L.N. Histórias e Memórias em Educação Profissional e Tecnológica.  São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. Disponível em:  https://pedroejoaoeditores.com.br/site/historias-e-memorias-em-educacao-profissional-e-tecnologica/. Acesso em 09 nov. 2022. 
CALDART, R. S. et al. Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
CANDAU, Joël. Memória e Identidade. Tradução Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011, 219p.
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Observações