Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | WILSON LEMOS JUNIOR SAMUEL CARLOS WIEDEMANN |
Componente: | Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da EPT-PROFEPT13 |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 60.0 |
Total Hora Relógio: | 60.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 02/10/2024 |
Última atualização: | 02/10/2024 |
Organização dos espaços educativos da Educação Profissional e Tecnológica, no que se refere à pesquisa, ao ensino, à extensão e à gestão, em espaços formais e não formais, bem como as suas interações com o mundo do trabalho e a sociedade. Planejamento, avaliação e gestão democrática na EPT. Memórias da EPT local, regional e nacional. |
Objetivo geral: - Analisar concepções e abordagens da organização e memória da educação escolar, compreendendo os fundamentos da gestão escolar democrática em EPT e os mecanismos de participação nas instituições de ensino da EPT, com a finalidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem. Objetivos específicos: - Investigar as origens da educação e da educação profissional e tecnológica. - Compreender o conceito de gestão e as questões objetivas e subjetivas que interferem na sua prática. - Compreender o planejamento participativo como processo de ação participativa que promove o desenvolvimento de ações cooperativas, eficazes e inovadoras, em instituições de EPT. - Reconhecer a gestão e organização dos espaços pedagógicos em EPT como um processo que integra aspectos políticos, humanos, pedagógicos, culturais, administrativos, financeiros e tecnológicos. - Reconhecer a teoria e a prática sobre sistema de organização e gestão escolar em EPT. |
Procedimentos de ensino A metodologia será desenvolvida através de aulas expositivas, utilizando recursos e exemplos audiovisuais (slides, obras impressas, fotografias, filmes e documentários), discussões em grupo e textos. Os estudantes apresentarão oralmente textos distribuídos previamente. Atividades discentes Leitura das bibliografias elencadas nas referências e propostas; Desenvolvimento da capacidade crítica na leitura e interpretação dos textos; Produção de textos utilizando as temáticas da disciplina; Participação crítica nas discussões, debates e atividades ocorridos em sala de aula; Produção das avaliações da disciplina de acordo com os critérios previamente estabelecidos. |
Formas e critérios de avaliação: A Avaliação será contínua e somatória. Haverá no total, duas avaliações:
Regime de recuperação: Será adotado o regime de recuperação paralela. Cada atividade terá avaliação própria, assim, o estudante que não atingir, no mínimo, conceito C em cada atividade proposta, terá direito à recuperação da atividade. As recuperações paralelas ocorrerão durante o desenvolvimento da disciplina. |
(1) História e memórias da EPT local, regional e nacional:
(2) Organização do currículo Integrado e as relações com os pilares da EPT: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura.
(3) Gestão democrática e organização da EPT:
18 horas (30%): EaD via AVA, divido em 3 módulos, sendo 3 módulos de 6 horas cada. 42 horas (70%): Modalidade presencial – sendo 12 encontros de 3h30 cada (terças, das 8:30 às 12:00), assim distribuídos: 03/09/2024 – Cronograma/ Apresentação/ História Geral da Educação 10/09/2024 – História Geral da Educação e Teoria da História 17/09/2024 – História da EPT no Brasil 24/09/2024 – História e Organização da EPT no Brasil 01/10/2024 – Legislações da Educação Profissional Tecnológica 08/10/2024 – Concepção de Trabalho e Educação 15/10/2024 – Organização curricular do Ensino Médio Integrado 22/10/2024 – Gestão democrática e o PPP 29/10/2024 – A organização da EPT no Brasil 05/11/2024 – Gestão democrática e o PPP e a Organização da EPT no Brasil 26/11/2024 - Apresentação dos produtos educacionais 03/12/2024 - Apresentação dos produtos educacionais |
Quadro, giz, computador conectado à internet, caixa de som, projetor, telão. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARBOSA, Xênia de Castro; SILVA, Tiago de F. Reflexões sobre as memórias da EPT: apontamentos teóricos-metodológicos e panorama das pesquisas desenvolvidas no ProfEPT (2019-2021). In: Cláudio Nei Nascimento da Silva; Daniele dos Santos Rosa; Marcos Ramon Gomes Ferreira. (Org.). A Metodologia da Pesquisa em EPT. Brasília: Grupo Nova Paideia, 2022, v. 1, p. 88-122. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/240/245. Acesso: 01. Ago. 2023. Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação profissional e Tecnológica (CONIF). Extensão Tecnológica - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica/ Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cuiabá (MT): CONIF/IFMT, 2013. (Leitura do Capítulo 1 (p.12 a 21). Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/extensao-e-cultura/arquivo/2016/extensao-tecnologica-rede-federal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-2013.pdf. Acesso em 07 nov. 2021. CASTRO, A. S.; DUARTE NETO, J. H. ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO INTEGRADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e11088, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11088. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11088. Acesso em: 11 ago. 2023. LEMOS JUNIOR, W.; KRUGEL, V. C. História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008). Revista Diálogo Educacional. Curitiba, n. 22(73), 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS15. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/2064. Acesso: 01. Ago. 2023. LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 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