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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: KLAUS KRAMER
Componente: Física Geral - Bacharelado em Agronomia
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Bacharelado em Agronomia
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 60.0
Total Hora Relógio: 51.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 03/10/2024
Última atualização: 03/10/2024
Ementa
Princípios de mecânica: força, torque, equilíbrio, energia, potência. Princípios de termodinâmica: dilatação, mudanças de estado físico, estudo dos gases, transformações termodinâmicas, máquinas térmicas. Introdução a mecânica de fluidos: pressão, força de empuxo, fluidos em repouso (hidrostática), fluidos em movimento (hidrodinâmica), capilaridade.
Objetivo Geral
Capacitar os alunos a compreender e aplicar os princípios básicos de mecânica, termodinâmica e mecânica de fluidos no contexto das ciências agrárias, promovendo o entendimento de fenômenos físicos relevantes para o desenvolvimento de práticas e tecnologias agrícolas.
Metodologia
Aulas expositivas: Utilização de recursos multimídia (apresentações, vídeos) para explicar conceitos teóricos e suas aplicações práticas no campo da agronomia.
Aulas práticas: Experimentos laboratoriais e simulações para demonstrar princípios de mecânica, termodinâmica e mecânica dos fluidos.
Estudo de casos: Discussão de situações reais em que os princípios físicos são aplicados à agronomia, como o uso de máquinas agrícolas, sistemas de irrigação e transporte de grãos.
Trabalhos em grupo: Atividades colaborativas para resolver problemas aplicados à física no contexto agronômico.
Avaliação contínua: Provas, exercícios e relatórios de experimentos para avaliar o progresso dos alunos ao longo da disciplina.
Avaliação
AVALIAÇÃO
 avaliação será de forma cumulativa, formativa, diagnóstica e somativa. O conceito de desempenho do aluno será atribuído mediante a apreciação das provas e trabalhos desenvolvidos como síntese de cada uma das etapas da disciplina.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Testes práticos; Atividades escritas; listas de exercícios; Produção de textos nos relatórios técnicos; Atendimento aos conteúdos trabalhados em sala;
Prova escrita.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios do processo de avaliação serão definidos para cada atividade.
m todas elas serão contemplados elementos comparativos aos exemplificados em sala, sendo eles:
- atendimento à proposta avaliativa;
- adequação às normas técnicas;
- domínio gradativo das técnicas experimentais;
- dialogia e participação nas aulas; - precisão nas respostas numéricas e sequências de cálculos.

CONCEITOS
Os conceitos serão publicados de acordo com a Resolução IFPR/CONSUP nº 50/2017, os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo:
I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos,conforme critérios propostos no plano de ensino;
IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.

RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS
A recuperação será realizada de forma PARALELA e CONTÍNUA para todos os estudantes que obtiverem conceito D nas avaliações. Para tanto, serão propostas atividades individualizadas e específicas para cada estudante e os prazos serão flexibilizados para que possa recuperar os conteúdos tão logo possível. A metodologia da avaliação envolverá a recuperação de conteúdos e posteriormente a recuperação do conceito, exclusivamente, por meio de atividades realizadas em períodos externos à carga horária da disciplina.

APROVAÇÃO A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios: - obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total na disciplina/unidade curricular/ componente curricular/ área do curso de agronomia.
Conteúdo programático
Unidade 1: Princípios de Mecânica
*Conceitos de Movimento, velocidade e aceleração
*Conceitos de força e torque
*Condições de equilíbrio de corpos rígidos
*Energia e suas formas: potencial, cinética e mecânica
*Princípios de trabalho e potência
*Aplicações da mecânica em máquinas agrícolas e processos de tração

Unidade 2: Princípios de Termodinâmica
*Dilatação térmica de sólidos e líquidos
*Mudanças de estado físico e calor latente
*Estudo dos gases: equação de estado e processos gasosos
*Transformações termodinâmicas: isotérmica, isobárica, isocórica e adiabática
*Princípios de funcionamento de máquinas térmicas e seu uso no campo

Unidade 3: Introdução à Mecânica dos Fluidos
*Conceitos de pressão em fluidos
*Princípio de Pascal e sua aplicação em sistemas hidráulicos
*Força de empuxo e princípio de Arquimedes
*Hidrostática: fluidos em repouso
*Hidrodinâmica: fluidos em movimento, equação de Bernoulli
*Capilaridade e sua importância em solos e irrigação
Recursos
Os recursos a serem utilizados serão:
- Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador;
- Papel A4, impressora, tinta de impressora, grampeador;
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Computador com projetor multimídia.
- Calculadora científica.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
HALLIDAY, D; RESNICK, R; et al. Fundamentos de física: mecânica. 10. ed. São Paulo: LTC, 2016. v. 1.
HALLIDAY, D; RESNICK, R; et al. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 10. ed. São Paulo: LTC, 2016. v. 2.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 5º Ed. São Paulo: Blucher, 2013, v. 1.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALONSO, M. S.; FINN, E. S. Física. 2. ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2014, v.1
SERWAY: R. A. Física I para cientista e engenheiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2010, v.1.
SERWAY, R. A. Física I para cientista e engenheiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2010, v.2.
TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006, v.1.
Observações