Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | KLAUS KRAMER |
Componente: | Física Geral - Bacharelado em Agronomia |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Bacharelado em Agronomia |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 60.0 |
Total Hora Relógio: | 51.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/10/2024 |
Última atualização: | 03/10/2024 |
Princípios de mecânica: força, torque, equilíbrio, energia, potência. Princípios de termodinâmica: dilatação, mudanças de estado físico, estudo dos gases, transformações termodinâmicas, máquinas térmicas. Introdução a mecânica de fluidos: pressão, força de empuxo, fluidos em repouso (hidrostática), fluidos em movimento (hidrodinâmica), capilaridade. |
Capacitar os alunos a compreender e aplicar os princípios básicos de mecânica, termodinâmica e mecânica de fluidos no contexto das ciências agrárias, promovendo o entendimento de fenômenos físicos relevantes para o desenvolvimento de práticas e tecnologias agrícolas. |
Aulas expositivas: Utilização de recursos multimídia (apresentações, vídeos) para explicar conceitos teóricos e suas aplicações práticas no campo da agronomia. Aulas práticas: Experimentos laboratoriais e simulações para demonstrar princípios de mecânica, termodinâmica e mecânica dos fluidos. Estudo de casos: Discussão de situações reais em que os princípios físicos são aplicados à agronomia, como o uso de máquinas agrícolas, sistemas de irrigação e transporte de grãos. Trabalhos em grupo: Atividades colaborativas para resolver problemas aplicados à física no contexto agronômico. Avaliação contínua: Provas, exercícios e relatórios de experimentos para avaliar o progresso dos alunos ao longo da disciplina. |
AVALIAÇÃO avaliação será de forma cumulativa, formativa, diagnóstica e somativa. O conceito de desempenho do aluno será atribuído mediante a apreciação das provas e trabalhos desenvolvidos como síntese de cada uma das etapas da disciplina. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Testes práticos; Atividades escritas; listas de exercícios; Produção de textos nos relatórios técnicos; Atendimento aos conteúdos trabalhados em sala; Prova escrita. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os critérios do processo de avaliação serão definidos para cada atividade. m todas elas serão contemplados elementos comparativos aos exemplificados em sala, sendo eles: - atendimento à proposta avaliativa; - adequação às normas técnicas; - domínio gradativo das técnicas experimentais; - dialogia e participação nas aulas; - precisão nas respostas numéricas e sequências de cálculos. CONCEITOS Os conceitos serão publicados de acordo com a Resolução IFPR/CONSUP nº 50/2017, os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo: I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos,conforme critérios propostos no plano de ensino; IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino. RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS A recuperação será realizada de forma PARALELA e CONTÍNUA para todos os estudantes que obtiverem conceito D nas avaliações. Para tanto, serão propostas atividades individualizadas e específicas para cada estudante e os prazos serão flexibilizados para que possa recuperar os conteúdos tão logo possível. A metodologia da avaliação envolverá a recuperação de conteúdos e posteriormente a recuperação do conceito, exclusivamente, por meio de atividades realizadas em períodos externos à carga horária da disciplina. APROVAÇÃO A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios: - obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total na disciplina/unidade curricular/ componente curricular/ área do curso de agronomia. |
Unidade 1: Princípios de Mecânica *Conceitos de Movimento, velocidade e aceleração *Conceitos de força e torque *Condições de equilíbrio de corpos rígidos *Energia e suas formas: potencial, cinética e mecânica *Princípios de trabalho e potência *Aplicações da mecânica em máquinas agrícolas e processos de tração Unidade 2: Princípios de Termodinâmica *Dilatação térmica de sólidos e líquidos *Mudanças de estado físico e calor latente *Estudo dos gases: equação de estado e processos gasosos *Transformações termodinâmicas: isotérmica, isobárica, isocórica e adiabática *Princípios de funcionamento de máquinas térmicas e seu uso no campo Unidade 3: Introdução à Mecânica dos Fluidos *Conceitos de pressão em fluidos *Princípio de Pascal e sua aplicação em sistemas hidráulicos *Força de empuxo e princípio de Arquimedes *Hidrostática: fluidos em repouso *Hidrodinâmica: fluidos em movimento, equação de Bernoulli *Capilaridade e sua importância em solos e irrigação |
Os recursos a serem utilizados serão: - Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador; - Papel A4, impressora, tinta de impressora, grampeador; - Jornais, cartazes, revistas e livros; - Computador com projetor multimídia. - Calculadora científica. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: HALLIDAY, D; RESNICK, R; et al. Fundamentos de física: mecânica. 10. ed. São Paulo: LTC, 2016. v. 1. HALLIDAY, D; RESNICK, R; et al. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 10. ed. São Paulo: LTC, 2016. v. 2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 5º Ed. São Paulo: Blucher, 2013, v. 1. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALONSO, M. S.; FINN, E. S. Física. 2. ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2014, v.1 SERWAY: R. A. Física I para cientista e engenheiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2010, v.1. SERWAY, R. A. Física I para cientista e engenheiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2010, v.2. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006, v.1. |