Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | ODAIR EDUARDO GELLER |
Componente: | História II TI 2024 |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 68.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/10/2024 |
Última atualização: | 04/10/2024 |
Alterações nas mentalidades nos séculos XVII e XVIII (iluminismo)1. Processo de independência das várias regiões do continente americano, com ênfase na independência do Brasil2. Os Direitos Humanos na formação das sociedades modernas3. Análise das relações de poder entre as classes sociais no Brasil e no mundo ocidental e do processo de emergência das nações hegemônicas no sistema capitalista industrial do século XIX (ênfase nos movimentos de formação e consolidação da burguesia e do operariado; na valorização do discurso nacionalista; nos diversos imperialismos4). Compreensão da organização política, social e econômica do período imperial brasileiro, com destaque para a resistência dos escravizados e para a luta pela abolição do trabalho compulsório no país; para a opção pela atração e integração dos imigrantes europeus em detrimento das populações nativas do Brasil5. Estudo da expansão industrial no Brasil e no mundo6 com ênfase em suas consequências para o meio ambiente. Análise da conjuntura histórica que deu origem à república no Brasil. ----- 1 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Filosofia II (Sujeito do Conhecimento e Filosofia Moderna). 2 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (A industrialização no Brasil e no Mundo). 3 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Filosofia III (A Declaração Universal dos Direitos Humanos). 4 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (A industrialização no Brasil e no Mundo). 5 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (Movimentos Migratórios). 6 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (A industrialização no Brasil e no Mundo). * Tratamento transversal do conteúdo obrigatório “cultura africana, afro-brasileira e indígena” conforme Lei 11.645/08. |
Objetivo Geral
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As técnicas de ensino empregadas serão baseadas em aulas expositivas, estudos dirigidos e aulas dialogadas, estudos de casos e dinâmicas de estudos em grupos com posterior elaboração de relatórios, com o intuito de desenvolver no aluno a compreensão de conceitos centrais, motivando-o a propor atividades que desenvolvam suas habilidades cotejando-as com seu próprio cotidiano, em um processo sistematizado de construção do conhecimento. |
Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, serão utilizadas atividades baseadas em resolução de questões e, concomitantemente, de realização de pesquisa, que serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino. As atividades avaliativas previstas poderão ser elaboradas dentro do item “Atividades” do Google Classroom, que permite a entrega individualizada por aluno. No caso de dificuldade de resolução das atividades dentro da ferramenta proposta, será facultado ao aluno o envio de um registro fotográfico da tarefa executada, que poderá ser enviada por email ou Class. A realização das atividades aqui propostas contará com as devidas instruções e acompanhamento por parte do docente, e comporão instrumento avaliativo multifacetado que levará em conta não apenas o resultado de tais atividades, como também a participação discente ao longo do processo de aprendizagem, o interesse demonstrado pelos conteúdos ministrados e as diferentes condicionantes. O objetivo que perpassa estas estratégias avaliativas consiste em mensurar a apropriação, por parte dos estudantes, dos conteúdos transmitidos durante as aulas, bem como acompanhar a evolução de sua capacidade de pensamento crítico, baseada em conhecimentos sólidos e capacidade argumentativa. A recuperação de conteúdos e resultados será oportunizada levando em conta cada caso individual, de modo a buscar completa adequação à realidade específica de cada um, de acordo com as diretrizes definidas na lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. |
1º Trimestre
Unidade I: Iluminismo – o avanço da razão no mundo ocidental: 1.1. Conceitos relacionados ao iluminismo; 2.1. O Brasil no Antigo Sistema colonial.
Unidade III: Independência do Brasil e Império 3.1. Guerras Napoleônicas e transferência da Família Real portuguesa para a América – 1808.
3º Trimestre Unidade IV: Século XIX no Brasil e no mundo 4.1. Revolução Industrial e mudanças sociais no mundo ocidental – impactos ambientais do paradigma industrial. |
Para a realização das aulas serão utilizados os equipamentos que seguem: - Quadro de giz; - Projetor multimídia; - Cadernos de provas/atividades propostas. - Sulfite A4; - Mapas e pinturas. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BETHELL, L. (org.) História da América Latina. Volume III – Da independência a 1870. São Paulo: Edusp; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. III – Da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. IV – Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. DIAS, J. S. da Silva. Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI. Lisboa: Editorial Presença, 1982. HOBSBAWM, E. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HOBSBAWM, E. A era do capital. São Paulo: Paz e Terra, 2002. NOVAIS, F. (org.) História da vida privada no Brasil. 2. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. VENTURI, F. Utopia e Reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003. RODRIGUES, Antônio Edmilson; KAMITA, João Masao. História Moderna. Os momentos fundadores da cultura ocidental. São Paulo: Vozes, 2018. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/168200. Acesso em 02/jul./2024. |