Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | ODAIR EDUARDO GELLER |
Componente: | História 3 TI |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 68.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/10/2024 |
Última atualização: | 06/10/2024 |
Análise e compreensão dos principais acontecimentos políticos, culturais e econômicos que ocorreram em todo o mundo durante o século XX. Advento de regimes políticos stalinistas, maoístas, populistas e totalitários, crises democráticas1. Estudo da história republicana no Brasil (Golpe Militar de Proclamação da República; República Oligárquica e surgimento da democracia republicana brasileira; Era Vargas; República Liberal; Ditadura Civil-Militar e processo de redemocratização com o consequente reestabelecimento da democracia, com todos os seus dilemas e desafios2. Realização de reflexões acerca da inserção dos afrodescendentes e dos indígenas em todas as esferas da sociedade brasileira com especial destaque para sua valorização enquanto agentes históricos. Reflexões sobre questões agrárias contemporâneas e sua origem histórica. ----- 1 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Filosofia III (Filosofia Política Moderna). 2 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Filosofia III (A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã); Sociologia II (Democracia no Brasil). * Tratamento transversal do conteúdo obrigatório “cultura africana, afro-brasileira e indígena” conforme Lei 11.645/08. |
|
As técnicas de ensino empregadas serão baseadas em aulas expositivas, estudos dirigidos e aulas dialogadas, estudos de casos e dinâmicas de estudos em grupos com posterior elaboração de relatórios, com o intuito de desenvolver no aluno a compreensão de conceitos centrais, motivando-o a propor atividades que desenvolvam suas habilidades cotejando-as com seu próprio cotidiano, em um processo sistematizado de construção do conhecimento. |
Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, serão utilizadas atividades baseadas em resolução de questões e, concomitantemente, de realização de pesquisa, que serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino. As atividades avaliativas previstas poderão ser elaboradas dentro do item “Atividades” do Google Classroom, que permite a entrega individualizada por aluno. No caso de dificuldade de resolução das atividades dentro da ferramenta proposta, será facultado ao aluno o envio de um registro fotográfico da tarefa executada, que poderá ser enviada por email ou Class. A realização das atividades aqui propostas contará com as devidas instruções e acompanhamento por parte do docente, e comporão instrumento avaliativo multifacetado que levará em conta não apenas o resultado de tais atividades, como também a participação discente ao longo do processo de aprendizagem, o interesse demonstrado pelos conteúdos ministrados e as diferentes condicionantes, objetivas e subjetivas. O objetivo que perpassa estas estratégias avaliativas consiste em mensurar a apropriação, por parte dos estudantes, dos conteúdos transmitidos durante as aulas, bem como acompanhar a evolução de sua capacidade de pensamento crítico, baseada em conhecimentos sólidos e capacidade argumentativa. A recuperação de conteúdos e resultados será oportunizada levando em conta cada caso individual, de modo a buscar completa adequação à realidade específica de cada um, de acordo com as diretrizes definidas na lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. |
1º Trimestre Brasil: Proclamação da República e República Velha (1889-1930) 1.1. Causas da proclamação da república. O tubulento século XX: 2º Trimestre Unidade III: Brasil. Era Vargas (1930-1945) 3.1. Crise da República Velha: os anos 1920. 3º Trimestre Unidade IV: Brasil. Período Liberal (1946-1964) 4.1. Constituição de 1946. 5.1. O golpe de 1964 5.2. Governos militares: processos políticos, econômicos e sociais 5.3. Processo de redemocratização Unidade VI - Brasil. Nova República (1985-) 6.1. Constituição de 1988 6.2. Governos Collor, FHC e Lula 6.3. O Brasil contemporâneo. |
Para a realização das aulas serão utilizados os equipamentos que seguem: - Lousa/quadro branco; - Giz/caneta para uso no quadro branco; - Projetor multimídia; - Cadernos de provas/atividades propostas. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (org.) Coleção O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. 4 Vols.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. IV – Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. V – Da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. NOVAIS, F. (org.) História da vida privada no Brasil. 3. República: da belle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. NOVAIS, F. (org.) História da vida privada no Brasil. 4. Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. HOBSBAWM, E. A era dos impérios. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HOBSBAWM, E. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. NETO, L. Getúlio. Dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2012. NETO. L. Getúlio. Do governo provisório à ditadura do Estado Novo (1930-1945). São Paulo: Companhia das Letras, 2013. |