Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | ODAIR EDUARDO GELLER |
Componente: | História 2 TI 2024 |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 68.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/10/2024 |
Última atualização: | 06/10/2024 |
Estudo das revoluções burguesas na Europa nos séculos XVII e XVIII e do processo de independência das várias regiões do continente americano, com ênfase na independência do Brasil. Os Direitos Humanos na formação das sociedades modernas. Análise das relações de poder entre as classes sociais no Brasil e no mundo ocidental, e do processo de emergência das nações hegemônicas no sistema capitalista industrial do século XIX (ênfase nos movimentos de formação e consolidação da burguesia e do operariado; nas unificações nacionais e na valorização do discurso nacionalista; no neocolonialismo e nos diversos imperialismos. Compreensão da organização política, social e econômica do período imperial brasileiro, com destaque para a resistência dos escravizados e para a luta pela abolição do trabalho compulsório no país; para a opção pela atração e integração dos imigrantes europeus em detrimento das populações nativas do Brasil. Estudo da expansão industrial no Brasil e no mundo e o surgimento dos diversos conflitos regionais. Análise da conjuntura histórica que deu origem à república no Brasil. 1 Integração com o componente curricular Filosofia – conteúdo Iluminismo e Filosofia da Ciência. 2 Integração com o componente curricular Geografia – conteúdo A industrialização no Brasil e no Mundo. 3 Integração com os componentes curriculares Geografia e Filosofia, conteúdo Educação em Direitos Humanos. 4 Integração com o componente curricular Geografia, conteúdo A industrialização no Brasil e no Mundo. 5 Integração com o componente curricular Geografia, conteúdo Movimentos Migratórios. 6 Integração com o componente curricular Geografia, conteúdo: A industrialização no Brasil e no Mundo. |
Apresentar o conhecimento histórico como uma ferramenta fundamental para a compreensão da realidade atual, capaz de oferecer meios adequados para sua análise e para um correto posicionamento crítico. Oferecer os elementos necessários para a construção de um conhecimento integrador, no qual os fatos históricos sejam estudados em suas especificidades temporais e espaciais mas, também, no que trazem de referências para as questões da atualidade. Oferecer oportunidades de compreensão do processo de formação das mentalidades nos momentos da história elencados pela ementa. Analisar o processo de constituição da sociedade burguesa, a partir de temas como o Iluminismo, as Revoluções Inglesas e a Revolução Francesa. Buscar compreender o processo que levou à independência do Brasil, com especial ênfase aos modos pelos quais a sociedade foi formada e o impacto decisivo da escravidão nesse processo. Oferecer oportunidades de compreensão da inserção do Brasil no contexto mundial da Revolução Industrial, bem como das opções feitas ao longo de todo esse longo processo; debater os impactos desse modo específico de inserção geopolítica na vida cotidiana dos diversos entes sociais, principalmente dos escravizados e da população mais pobre. Busca da compreensão do processo de formação da nacionalidade brasileira ao longo do século XIX. Realização de debates acerca do conceito de cidadania no Brasil e no mundo, buscando compreender as especificidades do caso brasileiro e os desafios impostos pelas mesmas. |
As técnicas de ensino empregadas serão baseadas em aulas expositivas, estudos dirigidos e aulas dialogadas, estudos de casos e dinâmicas de estudos em grupos com posterior elaboração de relatórios, com o intuito de desenvolver no aluno a compreensão de conceitos centrais, motivando-o a propor atividades que desenvolvam suas habilidades cotejando-as com seu próprio cotidiano, em um processo sistematizado de construção do conhecimento. |
O processo de avaliação será constituído de três etapas: na primeira, serão observadas as atividades realizadas em sala de aula, constituindo um conjunto que em seu final comporá um conceito (até A). A segunda etapa será constituída do exame do caderno, buscando neste, a verificação do número de conteúdos presentes (em relação ao número de conteúdos dados), com o valor até A. A terceira será constituída de uma prova escrita, feita em sala e com a utilização do caderno pessoal (com peso de até A). Será oferecida a oportunidade de recuperação de conceitos a todos os estudantes que assim o queiram, através de uma prova escrita, com valor de “até A”, a ser realizada no período imediatamente posterior ao fechamento provisório dos conceitos individuais, descritos no ítem “avaliação”. |
1º Trimestre Unidade I: Iluminismo – o avanço da razão no mundo ocidental: 1.1. Conceitos relacionados ao iluminismo; 1.2. Contexto geral do movimento iluminista; 1.3. Principais pensadores iluministas; 1.4. Relação entre o desenvolvimento do iluminismo e o olhar para população e etnias outras - a construção do outro no processo de expansão europeu dos séculos XVI à XIX. 1.5. Grandes Navegações no Ocidente. 1.6. Revoluções burguesas: Inglesas e Francesa. Unidade II: Independências na América – a crise do Antigo Sistema Colonial 2.1. O Brasil no antigo Sistema Colonial. 2.2. Causas da crise do Antigo Sistema Colonial. 2.2. As independências na América. 2.3. Estruturação das sociedades nacionais americanas: a América inglesa e a América ibérica.
2º Trimestre Unidade III: Independência do Brasil e Império 3.1. Guerras Napoleônicas e transferência da Família Real portuguesa para a América – 1808. 3.2. A interiorização da metrópole – construção da sociedade brasileira. 3.3. Projeto de Estado imperial: construção do Estado e da nação brasileiros. 3.4. Escravidão e sociedade imperial. 3.5. Imigração europeia: teoria do branqueamento
3º Trimestre Unidade IV: Século XIX no Brasil e no mundo 4.1. Revolução Industrial e mudanças sociais no mundo ocidental – impactos ambientais do paradigma industrial. 4.2. Romantismo e movimento nacionalista: construção de um mundo internacional. 4.3. Imperialismo e discursos racialistas: partilha da África e da Ásia. 4.4. Brasil no fim do século XIX: mudanças sociais, crise da monarquia e proclamação da República. |
Quadro de giz; material de leitura; computador e projetor multimidia; imagens; músicas; caderno de anotações. |
BETHELL, L. (org.) História da América Latina. Volume III – Da independência a 1870. São Paulo: Edusp; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009. FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição, São Paulo: EDUSP, 1995. FLORES, Giovanna Benedetto, Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira PLANIF - Planos de ensino e trabalho https://planif.ifpr.edu.br/ver-plano-ensino.planif?id=31058 4 of 5 20/06/2024, 07:42 (1821-1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro. Porto Alegre: EdiPUC, 2015. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/5453 GRINBERG, K.; SALLES, R. (org.) Coleção O Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. 3 Vols. MELLO, Leonel Itaussu;COSTA, Luis César Amad. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Scipione, 1991. PRADO, M. L. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual, 1994. SCWARCZ, L. M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Volume 1 – Crise colonial e independência. 1808-1830. Madrid: Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. SCWARCZ, L. M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Volume 2 – A construção nacional. 1830-1889. Madrid: Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. VAINFAS, R. (org.) Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
Referência Bibliográfica Complementar
ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. III – Da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. IV – Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. DIAS, J. S. da Silva. Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI. Lisboa: Editorial Presença, 1982. HOBSBAWM, E. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HOBSBAWM, E. A era do capital. São Paulo: Paz e Terra, 2002. NOVAIS, F. (org.) História da vida privada no Brasil. 2. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. VENTURI, F. Utopia e Reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003. RODRIGUES, Antônio Edmilson; KAMITA, João Masao. História Moderna. Os momentos fundadores da cultura ocidental. São Paulo: Vozes, 2018. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/ Publicacao/168200. Acesso em 13 de novembro de 2020 |