Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | WILSON LEMOS JUNIOR TATIANA DE M. CANZIANI SANDRA TEREZINHA URBANETZ |
Componente: | Seminário 1 - Perspectivas da Educação Profissional |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Especialização em Educação |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 24.0 |
Total Hora Relógio: | 24.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/10/2024 |
Última atualização: | 10/11/2024 |
Apresentação de seminários relacionados às “Perspectivas da Educação Profissional”. Aulas, estágios, seminários e palestras, visitas técnicas, atividades interdisciplinares, atividades artísticas e culturais, feiras, exposições e eventos sobre as áreas de conhecimento envolvendo os fundamentos epistemológicos da pedagogia, as competências técnicas na área de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a iniciação à pesquisa científica. Temas contemporâneos com enfoques interdisciplinares. Articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. |
Objetivo Geral Promover, por meio de diferentes estratégias de aprendizagem, uma concepção mais integradora e dialética da construção de conhecimento na área de Educação Profissional. Objetivos Específicos Ampliar o repertório de referências bibliográficas e a interlocução com autores, desde aqueles reconhecidos por sua contribuição na área, até novos pesquisadores, apontando lacunas de pesquisas, possibilidades de ampliação dos estudos e novas temáticas oriundas da realidade educacional brasileira. |
As avaliações ocorrerão com intenção de promover a aprendizagem de forma colaborativa e poderão ocorrer por meios de: rodas de conversas orientadas, seminários, participação em grupos de estudos e produções de sínteses a partir da leitura orientada de artigos científicos, organização e participação em palestras e outros eventos em interlocução com professores e pesquisadores de outras instituições. As atividades avaliativas assíncronas serão postadas via AVA Moodle, assim como suas devolutivas. |
Avaliação 1 (peso 20): produção de atividade banner/ pôster e apresentação pessoal (individual). Atividade 2 (peso 80): Seminário. Obs: As 12h totais de atividades não presenciais - carga horária a distância (síncrona) - 9h e a Carga horária a distância (assíncrona) - 3h - deverão ser utilizadas pelas equipes para participarem do evento SECIF no dia 14/09/2024 que acontecerá pela manhã e pela tarde, produção da apresentação do seminário final e elaboração do relatório do encontro 3, de 23/11/2024. |
Encontro 1 - 10/08/2024: Apresentação do componente curricular Seminário 1, do Eixo Perspectivas da Educação Profissional e dos docentes da primeira etapa do curso. Produção de atividade banner/ pôster e apresentação pessoal (individual). Apresentação do evento SECIF (Seminário de Produção Científica do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba), dos eixos tecnológicos e grupos de trabalho e da atividade avaliativa 2, de 23/11/2024. Encontro 2 - 14/09/2024: Participação no evento coletando dados para a produção do relatório final e da apresentação em grupo prevista para 23/11/2024. As equipes deverão se organizar para que todos os membros do grupo participem do evento nos dois períodos do dia, manhã e tarde. Encontro 3 - 23/11/2024: Seminário dos grupos organizados de acordo com os GTs do SECIF e entrega do relatório final (em grupo). |
Quadro, giz, projetor, computador, aparelho de som. |
Referencia Bibliografica Básica - GAMBOA, S. Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó-SC, Argos Editora Universitária, 2007. - GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009. - MATTAR, João. Metodologia científica: na era da informática. 3. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008. Referencia Bibliografica Complementar - GATTI, B. A . A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. (Série Pesquisa em Educação), v.1). - LAKATOS, Eva Maria: MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008. - SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2008. |