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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: TELMA PELAES DE CARVALHO
RADAMES BOOSTEL
KARINNE MAYLE OKADA VIEIRA DAVIDOVICZ
Componente: Prática Profissional Supervisionada – Enfermagem em Urgência e Emergência
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Enfermagem
Série/período/semestre: 4
Total Hora Aula: 68.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/11/2024
Última atualização: 05/11/2024
Ementa
Cuidados de enfermagem nas urgências e emergências clínicas e traumáticas em ambiente hospitalar.
Objetivo Geral
Geral:

- Capacitar o aluno a identificar as situações de urgência e emergência e prestar cuidados de acordo com as necessidades com agilidade e controle emocional


Específicos:

- Conhecer os agravos à saúde que ameaçam a vida caracterizando uma situação de urgência e emergência e a Política de Urgência e Emergência no Brasil;
- Identificar os sinais e sintomas de agravos à saúde e riscos de vida nas situações de urgência e emergência e estabelecer prioridades de atendimento;
- Caracterizar os cuidados e procedimentos de enfermagem utilizados nos  atendimentos de urgência e emergência;
- Conhecer os medicamentos mais comuns utilizados em emergência;
- Conhecer o funcionamento e a utilização de equipamentos e materiais específicos;
- Conhecer a organização, a estrutura e o funcionamento de um Serviço de Emergência.
- Prestar cuidados de Enfermagem à clientes/pacientes em situações de urgência e emergência;
- Estabelecer comunicação eficiente com cliente/paciente, seus familiares e responsáveis assim como com a equipe de trabalho para uma maior efetividade da assistência.
Metodologia
  Os alunos prestam assistência integral aos pacientes admitidos em unidades de emergência, de acordo com a disponibilidade do serviço que oferta o estágio. São realizados 68 horas de estágio com cada grupo de no máximo 6 alunos, cada grupo terá a oportunidade de realizar o estágio em ambiente hospitalar e unidade de pronto atendimento, todos com a supervisão direta do professor. Ao fim de cada dia de estágio, o professor do campo de estágio realizará reuniões para discutir os casos atendidos naquele dia, momento que servirá de aprendizado e reflexão para a prática profissional. Fará ainda, considerações individuais aos alunos conforme necessário.
 
Avaliação
A avaliação será realizada mediante acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno no seu dia-a-dia, ocorrendo conversas com o grupo diariamente ao final de cada dia e no último dia de estágio o aluno realizará uma avaliação escrita na qual o professor utilizará um dos casos atendidos durante o estágio para a preparação da avaliação escrita. Desde o primeiro dia de estágio o aluno toma ciencia da ficha utilizada pelo professor para avaliação e os critérios utilizados, considerando-se também a participação, interesse, comportamento ético e a freqüência do aluno.
Conteúdo programático
Os alunos prestam cuidados e realizam procedimentos nas unidades de Suporte Avançado de Vida, triagem, observação de setores de pronto socorro dos hospitais conveniados com o Instituto Federal do Paraná. Na unidade de Suporte Avançado de Vida os alunos devem devem receber as vítimas de trauma, realizar os cuidados emergenciais e encaminhar o paciente para exames complementares e dar sequências nos cuidados necessários.
Recursos
Serão utilizados materias médico hospitalares necessários para o atendimento ao cliente em situação de urgência e emergência.
Referências
Básica: 1. AEHLERT B. ACLS – Suporte de vida em cardiologia : emergência em cardiologia. 4ª ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2013 2. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, PHTLS/NAEMT. 7ª ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2011. tradução Renata Scavone et al. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção às urgências / Ministério da Saúde. – 3. ed. ampl. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.256 p.: il. – (Série E. Legislação de Saúde) disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_urgencias_3ed.pdf 4. Fortes J. I. et al; Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem – livro do aluno: urgência e emergência. São Paulo : FUNDAP, 2010. Disponível em: http://tecsaude.sp.gov.br/pdf/TecSaude_-_Urgencia_e_Emergencia.pdf5. Oliveira BFM, Parolin MKF, Teixeira Junior EV. Trauma: atendimento préhospitalar. São Paulo: Editora Atheneu, 2004. COMPLEMENTAR: 1. CHULAY M. Fundamentos de enfermagem em cuidados críticos da AACN. 2ª ed. Porto Alegre. AMGH, 2012. 2. Figueiredo NMA, Vieira AAB. Emergência: atendimento e cuidados de enfermagem. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2006. 3. FIGUEIREDO NMA et al. CTI: atuação, intervenção e cuidados de enfermagem. 2ª ed. São Caetano do Sul, SP. Yendis Editora. 2009. 4. MACEDO RCR. et al. Enfermagem em Cardiologia: procedimentos em unidade semiintensiva. Barueri, SP: Manole, 2012. 5. MARTINS HS, et al. Pronto Socorro: medicina de emergência. 3ª ed. Barueri, SP. Manole. 2013 6. INTERPRETAÇÃO RÁPIDA DO ECG - 3ª EDIÇÃO Dale Dubin – Editora EPUD7. JENJINS P. Nurse to Nuse: interpretação do eletrocardiograma em enfermagem. Porto Alegre: AMGH, 2011. 8. JEVON F. Monitoramento do paciente crítico. Beverly Ewens. 2ª ed. Porto Alegre Artmed. 2009 9. KNOBEL E, et al. Terapia intensiva: enfermagem. São Paulo. Editora Atheneu. 2006. 10. SANTOS RR, et al. Manual de Socorro de Emergência. São Paulo. Editora Atheneu. 2005 11. VIANA RAPP et al. Enfermagem em Terapia Intensiva: práticas e vivências. Porto Alegre. Artmed. 2011
Observações