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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: RUBENS GOMES CORREA
Componente: Saúde Mental I
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Enfermagem
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 50.0
Total Hora Relógio: 40.0
Duração da aula (min): 48
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/11/2024
Última atualização: 04/11/2024
Ementa
Sofrimento psíquico como inerente à condição humana. Processo saúde-doença mental e suas múltiplas determinações. Sinais e sintomas de transtornos mentais. Os principais tipos de transtornos mentais. Singularidade, diferenças e uma visão crítica sobre a psicopatologia contemporânea.
Dependência de Substâncias Psico-Ativas (SPA): Noções básicas de substâncias psicoativas; Fatores relacionados aos transtornos por uso de substâncias psicoativas; Prevenção ao uso de substâncias psicoativas; Ações Protetivas; e Papel da família.

 
Objetivo Geral
OBJETIVOS GERAIS:
Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos que o capacitem a desenvolver e aprimorar competências básicas sobre a prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas, fornecendo ferramentas de modo a contribuir para a promoção do bem-estar, da saúde mental 
e de um ambiente de trabalho saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender os conceitos básicos e classificações relacionadas às substâncias psicoativas, identificando seus efeitos no organismo;
Conhecer os aspectos legais relacionados com o uso de sustâncias psicoativas, com foco na sensibilização e conscientização;
Reconhecer os fatores de risco e os fatores de proteção que podem favorecer ou impedir o uso de substâncias psicoativas;
Estabelecer estratégias de atuação junto ao público-alvo, objetivando a compreensão das informações adquiridas, promovendo assim a cultura de prevenção da saúde mental do público-alvo; e
Identificar o fluxo de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, especificamente nos casos de uso abusivo, ou nocivo, de substância psicoativa (consumo problemático e prejudicial), que configura se como um problema de saúde pública e que afeta todas as dimensões da vida dos sujeitos.

 
Metodologia
Aula expositiva e dialogada, com questionamentos e abertura para perguntas. Convidados de instituições.Visita em instituições que realizam tratamento: CAPS, hospitais e Comunidades Terapêuticas.
Filmes sobre o assunto: Diario de adolescente.
Avaliação
Avaliação escrita e resumo sobre os filmes propostos. Relatório ds visitas. 
Conteúdo programático
  1. Sofrimento psíquico como inerente à condição humana.
  2. Processo saúde-doença mental e suas múltiplas determinações.
  3. Sinais e sintomas de transtornos mentais.
  4. Os principais tipos de transtornos mentais.
  5. Singularidade, diferenças e uma visão crítica sobre a psicopatologia contemporânea.
  6. Definições dos termos mais utilizados em Dependências de Susbstâncias Psico-Ativas (SPA);
  7. Classificação das drogas;
  8. Medicações Psiquiatricas mais utilizadas em dependências de SPA;
  9. Depenência de álcool;
  10. Detecção do alcoolismo - CAGE;
  11. Sindrome de Abstinência (Droga e Álccool);
  12. Dependência de tabaco;
  13. Processo de enfermagem na dependência - modelo;
  14. Teste de Fagestrom;
  15. Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de SPA;
  16. Passos para manutenção da abstinência de SPA;
  17. Prevenção de recaída;
  18. Grupos terapêuticos (A.A., N.A. Alanon, Amor Exigênte).
  19. Redução de danos;
  20. Consultório de rua;
  21. Emergências psiquiáticas;
Recursos
Sala de aula, data-show e Powerpoint para apresentação das aulas. Convidaos.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- AMARANTE, P. (Coord.). Loucos pela vida, a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Instituto Oswaldo Cruz. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
- DUNKER, C. Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Editora Ubu, 2017.
- ROCHA, R. M. Enfermagem em saúde mental. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005. STEFANELLI, Maguida Costa; FUKUDA, Ilza Marlene Kuae; ARANTES, Evalda Cançado (Org.). Enfermagem psiquiátrica: em suas dimensões assistenciais. Barueri: Manole, 2008.
- SCHWIDERSKI, Antonio CArlos; CORRÊA, Rubens Gomes. Saúde Mental e Psiquiátrica. 1ª ed.  Curitiba: Monalisa , 2020.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
- BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
- BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
- BRASIL. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. D.O. [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 de abr. 2001. Disponível em: - . Acesso em: 17 set. 2019.
- Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica nº 34: Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019.
Observações