Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | RUBENS GOMES CORREA |
Componente: | Saúde Mental I |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Enfermagem |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 50.0 |
Total Hora Relógio: | 40.0 |
Duração da aula (min): | 48 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/11/2024 |
Última atualização: | 04/11/2024 |
Sofrimento psíquico como inerente à condição humana. Processo saúde-doença mental e suas múltiplas determinações. Sinais e sintomas de transtornos mentais. Os principais tipos de transtornos mentais. Singularidade, diferenças e uma visão crítica sobre a psicopatologia contemporânea. Dependência de Substâncias Psico-Ativas (SPA): Noções básicas de substâncias psicoativas; Fatores relacionados aos transtornos por uso de substâncias psicoativas; Prevenção ao uso de substâncias psicoativas; Ações Protetivas; e Papel da família. |
OBJETIVOS GERAIS: Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos que o capacitem a desenvolver e aprimorar competências básicas sobre a prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas, fornecendo ferramentas de modo a contribuir para a promoção do bem-estar, da saúde mental e de um ambiente de trabalho saudável. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender os conceitos básicos e classificações relacionadas às substâncias psicoativas, identificando seus efeitos no organismo; Conhecer os aspectos legais relacionados com o uso de sustâncias psicoativas, com foco na sensibilização e conscientização; Reconhecer os fatores de risco e os fatores de proteção que podem favorecer ou impedir o uso de substâncias psicoativas; Estabelecer estratégias de atuação junto ao público-alvo, objetivando a compreensão das informações adquiridas, promovendo assim a cultura de prevenção da saúde mental do público-alvo; e Identificar o fluxo de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, especificamente nos casos de uso abusivo, ou nocivo, de substância psicoativa (consumo problemático e prejudicial), que configura se como um problema de saúde pública e que afeta todas as dimensões da vida dos sujeitos. |
Aula expositiva e dialogada, com questionamentos e abertura para perguntas. Convidados de instituições.Visita em instituições que realizam tratamento: CAPS, hospitais e Comunidades Terapêuticas. Filmes sobre o assunto: Diario de adolescente. |
Avaliação escrita e resumo sobre os filmes propostos. Relatório ds visitas. |
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Sala de aula, data-show e Powerpoint para apresentação das aulas. Convidaos. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: - AMARANTE, P. (Coord.). Loucos pela vida, a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. - BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Instituto Oswaldo Cruz. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. - DUNKER, C. Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Editora Ubu, 2017. - ROCHA, R. M. Enfermagem em saúde mental. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005. STEFANELLI, Maguida Costa; FUKUDA, Ilza Marlene Kuae; ARANTES, Evalda Cançado (Org.). Enfermagem psiquiátrica: em suas dimensões assistenciais. Barueri: Manole, 2008. - SCHWIDERSKI, Antonio CArlos; CORRÊA, Rubens Gomes. Saúde Mental e Psiquiátrica. 1ª ed. Curitiba: Monalisa , 2020. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: - BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. - BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. - BRASIL. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. D.O. [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 de abr. 2001. Disponível em: - . Acesso em: 17 set. 2019. - Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica nº 34: Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019. |