Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | NEIVA TEREZINHA DA ROSA EDUARDO |
Componente: | AEE - Atendimento Educacional Especializado |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Programação de jogos digitais |
Série/período/semestre: | TURMA_ESPECIAL |
Total Hora Aula: | 20.0 |
Total Hora Relógio: | 16.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 05/11/2024 |
Última atualização: | 21/11/2024 |
Flexibilização curricular e adaptações necessárias aos estudantes com Deficiência,Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação. TDAH; Identificação das habilidades e dificuldades dos estudantes e desenvolvimento de suaspotencialidades. Enriquecimento curricular para os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Uso de tecnologia assistiva e de comunicação alternativa. Trabalho colaborativo emparceria com os outros docentes e intérpretes de Libras. Parceria entre família-escola e promoção das inter-relações sociais. |
Objetivo Geral Contribuir para participação, permanência e êxito dos estudantes que constituem opúblico da educação especial, que precisam de apoio ou de atendimento educacionalespecializado. Objetivos Específicos Propor a utilização de recursos didáticos, metodológicos e de acessibilidade queamenizem as barreiras durante os processos de ensino e de aprendizagem. Propiciar participação, permanência e êxito de acordo com as necessidades educacionais específicas dos/as estudantes; Propor diálogo com os docentes dos demais componentes curriculares para as adaptações de atividades, dialogar com as famílias e demais profissionais que participam do processo de ensino aprendizagem dos estudantes. Contribuir para a efetivação de ações que contribuam para implementação de políticaspúblicas para a educação especial e assegurem os direitos de aprendizagem, dos estudantes que compoe esse público |
O atendimento educacional especializado será realizado na modalidade presencial,semanalmente e de forma individual, ou em grupos de 2-3 estudantes, com atividadesrelacionadas às fragilidades dos/as estudantes compreendidas nas áreas:cognitiva, percepção, atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico; socialização ,autonomia, autocuidado, relacionamento interpessoal e intrapessoal.. Desenvolvimento da autonomia aos estudantes com especificidades, desenvolver umtrabalho colaborativo com os professores dos demais componentes curriculares.Parceria entre família-escola e promoção de adequações para a escolarização. Reforçar as potencialidades dos estudantes, compreender quais habilidades os estudantes possuem, e proporcionar apoio efetivo para uma melhor consolidação da aprendizagem. Orientar, acompanhar e motivar os alunos para manter o foco e concentração. Estabelecer um vínculo e diálogo constante por meio da escuta e respeito,considerando o tempo do aluno. |
Avaliação O processo de avaliação será diagnóstica contínua, paralelo e formativa, conformepreconizado pela Resolução IFPR nº 50/2017. Se houver necessidade, serão retomados conteúdos que ainda não se apropriaram. O componente curricular não atribui conceito, porém, busca respeitar oque está em conformidade com a legislação vigente entre as quais a LDBEN9.394/1996, Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de2008, Decreto nº 7.611/2011 e LBI 13.146/2015 e a Resolução nº 50/2017. Servirão como instrumentos de avaliação áudios, vídeos, desenhos e apresentaçõesorais. Serão consideradas as atividades avaliativas adaptadas pelos professores dos componentes curriculares do curso. |
Minimização das barreiras estruturais e de aprendizagem. Linguagem oral e escrita: produção, reescrita, autoavaliação e apresentação oral. Recursos pedagógicos adaptados Comunicação alternativa suplementar e complementar; Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). |
Folhas de papel e canetas, caderno para registro Cartolinas e pincéis; Computador;c elular; Textos impressos; Recursos Audiovisuais; Atividades adaptadas; Materiais concretos: Jogos, Baralhos adaptados para fins pedagógicos, entre outros. |
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