Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | PEDRO RODRIGUES SOUSA DA CRUZ |
Componente: | Biologia I MA |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 68.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 29/11/2024 |
Última atualização: | 29/11/2024 |
Biologia e o estudo da vida. Características gerais dos seres vivos. Composição dos seres vivos1. Introdução à Citologia: descoberta da célula, diversidade celular. Fronteiras da célula: membrana plasmática, permeabilidade celular. Citoplasma e organelas citoplasmáticas. Núcleo e divisão celular2. Anatomia e fisiologia da espécie humana3,4. Reprodução humana e sexualidade5. Embriologia. 1 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química II (Biomoléculas); Educação Física I (Exercício Físico x Saúde). 2 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Química I (Ligação Química). 3 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química I (Funções Inorgânicas); Química III (Propriedades Coligativa e Equilíbrio químico); Educação Física I (Exercício Físico x Saúde e Cuidados Posturais). 4 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Conhecimento, Sociedade e Meio Ambiente (Qualidade de vida). 5 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Sociologia II (Movimentos sociais contemporâneos). *Tratamento transversal dos conteúdos obrigatórios de: Educação Alimentar e Nutricional. |
Geral:
- Permitir que o aluno se reconheça como cidadão responsável e capaz de se apropriar dos conhecimentos da Biologia para atuar na sociedade. Reconhecer que conhecimentos científicos específicos sobre a estrutura e funcionamento das células vivas são importantes tanto para o avanço da ciência como para o desenvolvimento de tecnologias úteis à humanidade, entre as quais relacionadas à saúde humana. Específicos: - Proporcionar atividades aos alunos que possibilitem a realização dos estudos, dando ênfase a conteúdos que podem ser trabalhados a distância, com pouco ou nenhum impacto na sua qualidade; - Utilizar ferramentas tecnológicas para possibilitar o trabalho das atividades pedagógicas, a fim de permitir tanto a interação entre os atores da relação ensino-aprendizagem; - Reconhecer a existência de uma realidade invisível aos olhos, o mundo microscópico das células, através das quais compreender toda estruturação e funcionamento dos organismos, de modo a refletir sobre os níveis de organização da vida (dos átomos ao organismo); - Compreender a célula como uma entidade tridimensional, constituída de diferentes organelas que funcionam de maneira integrada no metabolismo celular; - Apresentar características das moléculas orgânicas e inorgânicas nos seres vivos; - Reconhecer a importância dos estudos aprofundados sobre cromossomos e genes para o diagnóstico e para o tratamento de síndromes cromossômicas, o que permite relacionar positivamente a ciência com a melhoria das condições de vida da humanidade. - Reconhecer a importância da divisão celular na origem, no crescimento e desenvolvimento de qualquer ser vivo, extrapolando essa importância para a perpetuação da própria vida. - Conhecer os fundamentos celulares da reprodução e do desenvolvimento dos animais, de modo a poder encarar com naturalidade temas como reprodução e sexualidade humanas; - Apreciar os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos sistemas de órgãos do corpo humano, reconhecendo-os como necessários para a identificação de eventuais disfunções orgânicas e para os cuidados com a manutenção da própria saúde. |
As aulas serão iniciadas com uma problematização, uma situação corriqueira, que esteja intimamente relacionada com o conteúdo a ser trabalhado, afim de que os conceitos prévios sejam resgatados, discutidos e posteriormente, reconstruídos com significação para o seu dia-a-dia. Semanalmente, serão utilizadas, nos momentos síncronos, aulas on-line (ferramenta Google Meet) para interação com os estudantes. Durante estes momentos, serão trabalhados os conteúdos propostos, utilizando recursos didáticos como: projeção de slides, textos, vídeos, áudios, mesa gráfica, debates, plataforma de jogos tipo quiz, para possíveis explicações e exemplificações. Para os alunos que não puderem participar das atividades síncronas, e também para os que desejarem retomar a aula, os encontros serão gravados e disponibilizados na ferramenta Sala de Aula do Google (Classroom). Nos momentos assíncronos, serão propostas e disponibilizadas atividades para registro de frequência, de leitura e compreensão de texto, listas de exercícios, disponibilização de links de vídeos, aulas gravadas, orientações de estudos e instrumentos de avaliações, por meio do Classroom. |
Avaliação: A avaliação será diagnóstica e processual sobre as discussões com a turma e as atividades propostas. Serão utilizados pelo menos dois instrumentos avaliativos em cada trimestre. Cada um desses instrumentos terá critérios específicos que serão divulgados antes de sua realização. Ressalta-se que tais critérios estarão em consonância com os objetivos do componente curricular, bem como os especificados para cada trimestre, conforme segue: 1º Trimestre: - Identifica e explica as principais características dos seres vivos (organização celular, metabolismo, reprodução, ciclo de vida, movimentação e evolução biológica); - Identifica os diferentes níveis hierárquicos de organização do mundo vivo (biosfera, ecossistemas, comunidades biológicas, populações, organismos, órgãos, células, tecidos, moléculas e átomos); - Compreende que os seres vivos são constituídos por diversos elementos químicos, organizados na forma de substâncias orgânicas de diversos tipos, principalmente carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos; - Conhece algumas características químicas (tipos de componentes, estrutura molecular etc.) e as funções gerais de cada uma das seguintes substâncias presentes nos seres vivos: água, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e sais minerais; - Reconhece o papel das enzimas, um grupo especial de proteínas, como catalisadores biológicos responsáveis pelo controle de praticamente todas as reações fundamentais à vida; - Conhece o modelo da chave-fechadura para o funcionamento enzimático, explicando, a partir dele, como a temperatura e o grau de acidez do meio podem afetar a atividade das enzimas. - Relaciona as principais diferenças estruturais entre células procarióticas e células eucarióticas (ausência, nas primeiras, de núcleo e de membranas no citoplasma), identificando os grupos de seres vivos em que cada tipo de célula ocorre; - Conhece a composição molecular básica da membrana plasmática, compreendendo o significado do modelo do mosaico fluido que explica sua estrutura; - Compreende os princípios físico-químicos que regem a difusão e a osmose, aplicando-os para explicar processos que ocorrem em células vivas; - Compreende como cada um dos seguintes processos — difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo — contribui para a entrada ou saída de substâncias na célula; 2º Trimestre: - Identifica, em esquemas e fotografias, as diferentes partes das células tais como: membrana plasmática, citosol, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndria, plasto, centríolo, cílio e flagelo; - Associa corretamente a estrutura e a função principal de cada uma das organelas celulares estudadas; - Reconhece o núcleo das células eucarióticas como o centro de controle das atividades celulares; - Reconhece o cromossomo como a entidade celular onde se localizam os genes, conceituando e inter-relacionando os termos como genoma, célula haplóide e diplóide, cromossomos homólogos; - Possibilita a conclusão de que cada espécie apresenta um conjunto típico de cromossomos, o cariótipo, e avaliar a importância de sua organização e estudo; - Favorece o entendimento da importância do ciclo celular, da mitose e da meiose, o conhecimento de suas principais características e a compreensão da meiose como um processo gerador de variabilidade genética. - Conhece os principais tipos de nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais e vitaminas) presentes nos alimentos, reconhecendo o papel de cada um deles no organismo humano; - Conhece a anatomia do tubo digestivo humano, compreendendo o papel de cada um de seus órgãos no processo digestório. Conhecer e compreender, também, o papel das glândulas associadas ao tubo digestivo; - Conhece os componentes básicos do sistema respiratório humano, compreendendo o papel dos músculos do tórax e do diafragma na ventilação pulmonar (inspiração e expiração); - Compreende o papel da hemoglobina das hemácias no processo de hematose nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares; 3º Trimestre: - Reconhece os componentes básicos do sistema circulatório humano, compreendendo o papel de cada um deles no organismo humano; - Entende a estrutura do coração humano e identifica as principais artérias e veias ligadas a esse órgão; - Entende os componentes básicos do sangue (plasma sangüíneo, hemácias, leucócitos e plaquetas), compreendendo o papel de cada um deles no organismo humano; - Reconhece os componentes básicos do sistema excretor humano, compreendendo o papel de cada um deles no organismo humano; - Identifica as principais glândulas endócrinas humanas e seus respectivos hormônios; - Identifica as principais divisões do sistema nervoso e seus respectivos componentes; - Conhece os componentes de um neurônio e identifica em esquemas e desenhos de um neurônio típico; - Caracteriza substância cinzenta e substância branca, identificando seus padrões de distribuição no encéfalo e na medula espinhal; Instrumentos: Formulários da ferramenta Google forms, trabalhos escritos de pesquisa, seminários individuais ou em grupo, mapas conceituais, construção de materiais tridimensionais, vídeos a serem desenvolvidos na plataforma Classroom ou enviados por e-mail. Também serão disponibilizados os contatos via e-mail e aplicativo de mensagens Whatsapp, que poderão ser utilizados para questionamentos e envio de atividades, no caso de dificuldades no uso da plataforma Classroom. Recuperação: A recuperação de estudos acontecerá de forma paralela, ocorrendo ao longo do período letivo e sendo realizada nos horários destinados para o atendimento aos alunos, principalmente aos estudantes que apresentarem dificuldades de aprendizagem. O processo de recuperação ocorrerá a partir da retomada dos conteúdos que ficaram defasados (aqueles que os estudantes não se apropriaram), utilizando estratégias metodológicas diferenciadas e proporcionando, posteriormente, nova avaliação por meio de instrumentos avaliativos variados que se mostrarem mais adequados. Conforme a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017: Art. 13. A recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é obrigatória e compreende: § 1º A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes; § 2º A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos pelo docente em horário diverso das disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial. |
1º Trimestre Unidade I: Introdução à Biologia e Fundamentos da Ecologia Biologia: ciência e vida – características gerais dos seres vivos; níveis de organização da vida.
Biosfera e ecossistemas; níveis tróficos; cadeias e teias alimentares; fluxo de matéria e energia; relações ecológicas; ciclos biogeoquímicos. Unidade II: As moléculas da vida Bases moleculares da vida – substâncias inorgânicas (água e sais minerais); substâncias orgânicas (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e ácidos nucléicos) Unidade III: Citologia. Envoltórios celulares e citoplasma A descoberta da célula – diversidade celular. Fronteiras da célula: membrana plasmática, permeabilidade celular, envoltórios celulares.
Citoplasma – células procarióticas e eucarióticas; citoesqueleto; organelas citoplasmáticas.
Unidade IV: Núcleo celular
3.1 Núcleo celular – componentes do núcleo celular; estrutura dos cromossomos; genes; cromossomos humanos. 3.2 Divisão celular - mitose e meiose. 3º Trimestre Unidade V: Reprodução e Fisiologia humana Reprodução - gametogênese; sistema reprodutor masculino e feminino, fecundação; doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos. Nutrição, sistema digestório; sistema respiratório.
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Semanalmente, será utilizada, nos momentos síncronos e assíncronos, a plataforma Google Sala de aula para interação com os estudantes. Durante estes momentos, serão trabalhados os conteúdos propostos, utilizando recursos didáticos como: projeção de slides, textos, vídeos, áudios, mesa gráfica, debates, plataforma de jogos tipo quiz, para possíveis explicações e exemplificações. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALBERTS, B.; BRAY, D.; HOPKIN, K.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. Porto Alegre: Artmed, 2011. CHANDAR, N.; VISELLI, S. Biologia celular e molecular. Porto Alegre: Artmed, 2011. DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. São Paulo: Guanabara Koogan, 2013. LESSA, O. Dicionário Básico de Biologia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FERREIRA, R. Watson & Crick: A história da descoberta da estrutura do DNA. São Paulo: Odysseus, 2003. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EdUSP, 2005. MAYR, E. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2006. WATSON, J.; BERRY, A. DNA: o segredo da vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. REFERÊNCIAS DOS LINKS UTILIZADOS NO COMPONENTE CURRICULAR SCHWAMBACH, C. Biologia [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2016. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/48463. Acesso em 10 de junho de 2020. |
Distribuição da carga horária do ano letivo 2021: CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA = 80 horas/aula - Resolução n° 3, de 25 de fevereiro de 2021 - Período de 17 de maio a 02 de julho CARGA HORÁRIA DO PERÍODO = 15 horas/aula CARGA HORÁRIA SÍNCRONA = 10 horas/aula (67 %) CARGA HORÁRIA ASSÍNCRONA = 5 horas/aula (33 %) - Resolução n° 20, de 29 de junho de 2021 - Período de 19 de julho a 02 de outubro (Portaria n° 778, de 25 de junho de 2021) CARGA HORÁRIA DO PERÍODO = 26 horas/aula CARGA HORÁRIA SÍNCRONA = 13 horas/aula (50 %) CARGA HORÁRIA ASSÍNCRONA = 13 horas/aula (50 %) |