Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | PEDRO RODRIGUES SOUSA DA CRUZ |
Componente: | Oficina Integradora de Ensino e Aprendizagem I |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 34.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 29/11/2024 |
Última atualização: | 29/11/2024 |
Eixo temático: cultura, ética e cidadania. As múltiplas relações entre as áreas do conhecimento, por meio de atividades teóricas e práticas. Conceitos básicos das diferentes áreas do conhecimento sob a perspectiva da integração. Atividades integradoras de iniciação científica, produção artístico-cultural, produção de produtos, produções escritas e audiovisuais com base na temática escolhida no semestre. |
Geral Trabalhar coletivamente por meio de metodologia construída conjuntamente pelos docentes cujo o fio condutor de todo planejamento é o eixo temático: Cultura, Ética e Cidadania. Específicos - Promover a integração curricular e estimular o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes; - Proporcionar a oportunidade de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas, promovendo uma visão mais ampla e interdisciplinar; - Estimular a criação e execução de projetos que envolvam pesquisa, resolução de problemas e trabalho colaborativo; - Abordar sistematicamente questões de relevância que dialogue com a realidade concreta e as experiências pessoais dos estudantes; - Capacitar os estudantes para que sejam autônomos na busca por conhecimento, na organização do tempo e na tomada de decisões; - Incentivar a reflexão crítica sobre questões sociais, ambientais e culturais, preparando os alunos para atuarem como cidadãos conscientes e participativos; - Valorizar a flexibilidade curricular e a formação integral dos estudantes; - Promover o aprofundamento e a interlocução entre os temas do eixo temático (Cultura, Ética e Cidadania) de maneira crítica. |
Para desenvolver as seis etapas serão utilizadas diferentes estratégias metodológicas e de avaliação, com aulas expositivas e dialogadas, trabalhos em grupo, pesquisas, debates, dramatização, palestras, projetos de trabalho, leituras orientadas, elaboração de sínteses individuais e coletivas, saídas de campo e visitas de estudos, aulas práticas e experimentais, visualização e produção de documentários e filmes, entre outras. |
Atividades escritas; Debates; Pesquisas; Realização de eventos; Seminários; Estudo de caso; Estudo Dirigido; Trabalho em Equipe; Apresentação final do trabalho. |
1º TRIMESTRE 1ª etapa: Problematização Reflexão sobre o eixo temático da oficina e suas conexões com o tema Enchente 2ª etapa: Instrumentalização Estudo de conteúdos vinculados ao tema Enchente 2º TRIMESTRE 3ª Etapa: Experimentação Aulas práticas e experimentais, oficinas, visitas, entre outras estratégias visando materializar os conhecimentos, problemáticas e fenômenos 4ª etapa: Orientação Trabalho em grupos de subtemas 3º TRIMESTRE 5ª etapa: Sistematização Conexão da parte com o todo, retomadas e apresentações dos grupos 6ª etapa: Consolidação Apresentação final dos trabalhos desenvolvidos |
Quadro, giz, apagador, livros, softwares, jogos, jornais, revistas, internet, aplicativos, vídeos, TV, projetor multimídia, retroprojetor e computador. |
- CUNHA, A. L. A; et al. A formação integrada em pauta: experiências de integração no ensino médio técnico. Porto Alegre: Editora Fi, 2022. - FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. - PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Moderna, 2011. 122 p. Referencia Bibliografica Complementar - BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília: MEC, 2017. - RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/ 2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrad o-marise-ramos1.pdf. Acesso: jul. 2022. - SILVA, A. L. da. Currículo integrado. Florianópolis: IFSC, 2014. - PASQUALLI, R. et al. As oficinas de integração na materialização do currículo integrado. Revista Principia (Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB). João Pessoa, v. 59, n. 2, p. 495 – 514, jun. 2022. Disponível em:periodicos.ifpb.edu.br/ind - SPACEK, I. K; SILVA, V. G. da; PASQUALLI, R. As oficinas de integração como prática pedagógica em tempos de incerteza e crise. Revista Teias. Rio de Janeiro, v. 22, n. 65, p. 131 |