SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS PALMAS
Professor: ODENIR FINKLER GERALDO
Componente: Direção de Empresas
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Administração
Série/período/semestre: 8
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 80.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 02/12/2024
Última atualização: 04/12/2024
Ementa
Gestão de pessoas inteligentes. Gestão de competências. Tecnologias inovadoras. Downsizing organizacional. Capital intelectual. Valor econômico agregado. Aplicação das técnicas da Teoria P. Revolução da riqueza. Estratégia do oceano azul. Seis sigmas.
Administração estratégica. Sociedade do futuro. Empowermet, Reengenharia. Balance Scorecard. Enterprise Resource Planning – ERP. Outsourcing. Gestão da mudança. Equipes de alto desempenho. Economia global. Organização inteligente.
Teoria das restrições. Teoria evolutiva. Benchmarking. Comércio eletrônico. Teoria da complexidade. Enfoque fractal. Teoria da catástrofe. Organizações de alto rendimento. Círculos de qualidade. Material Requirement Planning – MRP. Teoria do caos.
Just in time. Administração por objetivos. Kaisen. Teoria dos jogos. Qualidade total. Teoria da incerteza. Joint venture.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Capacitar profissionais com visão e pensamento de direção em todos os tipos de organizações, com as melhores ferramentas de gestão e tecnologias para planejar e executar as melhores ações com eficácia empresarial.

Objetivos Específicos:
Compreender as ferramentas de gestão de equipes. Desenvolver as competências necessárias para o uso das tecnologias disponíveis para uma direção empresarial eficaz e eficiente.
Entender as ferramentas da administração estratégica, bem como conhecer as principais estratégias de gestão.
Metodologia
• Aulas expositivas;
• Aplicação de exercícios;
• Estudos de caso;
• Seminário sobre os temas da disciplina.

Metodologia O ensino à distância tem como ferramenta básica o uso do Moodle/AVA do IFPR, onde há inserção de conteúdos destinado às avaliações. A interação por ambientes virtuais é estimulada também pela participação pelo uso de fóruns e chats disponibilizados para os feedbacks necessários e acompanhamento do desenvolvimento da turma. Os casos de estudantes com necessidades educacionais específicas, que precisarem de adaptações aos meios e conteúdos ofertados, serão discutidos junto à Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis e ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus (NAPNE) para, conjuntamente, definir a melhor estratégia de ensino.
Avaliação
Em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 50 DE 14 DE JULHO DE 2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino aprendizagem no âmbito do IFPR, o processo avaliativo será conduzido da seguinte forma:

1º bimestre:
• 1 PROVA: a ser realizada individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%).
• 1 TRABALHO INDIVIDUAL: a ser realizado individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%).

2º bimestre:
• 1 PROVA: a ser realizada individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%).
• 1 TRABALHO INDIVIDUAL: a ser realizado individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%).

Ainda, conforme a Resolução 50/2017, artigo 16, parágrafo II, para ser aprovado no componente curricular o estudante deverá obter, ao fim do semestre, conceito A, B ou C, após as atividades de recuperação, além de ter, no mínimo, 75% de frequência. Recuperação contínua e recuperação paralela: Conforme o Art. 13 da Resolução n. 50/2017, § 1º A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes; § 2º A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos pelo docente em horário diverso das disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial. Neste caso, serão adotados horários e metodologias alternativas, como avaliações orais para que os alunos possam ter a oportunidade de recuperarem o conteúdo e aprendizado e, portanto, poderem evoluir seu conceito.
Conteúdo programático
Unidade I – Gestão de Pessoas
1.1 Grupos
1.2 Equipes
1.3 Tipos de Grupo
1.4 Tipos de Equipe
1.5 Equipes Virtuais
1.6 Resolução de Conflitos

Unidade II – Tecnologias Inovadoras
2.1 Inovação
2.2 IA
2.3 Startups
2.4 Comércio Eletrônico

Unidade III – Administração Estratégica
3.1 Estratégia do Oceano Azul
3.2 Seis Sigmas
3.3 Planejamento Estratégico
3.4 Economia Global

Unidade IV – Estratégias de Gestão
4.1 Diretoria Empresarial: Funções e Áreas de Atuação
4.2 Joint Venture
4.3 Material Requirement Planning – MRP
4.4 Just in Time
Recursos
• Aulas expositivas;
• Aplicação de exercícios;
• Estudos de caso;
• Apresentação de vídeos e slides com conteúdos relacionados à disciplina com uso de projetor;
• Quadro de giz.
Referências
Referência Bibliográfica Básica

FLEURY, Afonso. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, Djalma. Executivo estadista. São Paulo: Atlas, 2010.
SHIMIZU, Tomio. Decisão nas organizações.São Paulo: Atlas, 2011.
SARFATI, Gilberto. Manual de diplomacia corporativa. São Paulo: Atlas, 2011.
SORTINO, Guilherme. Guia executivo para tomada de decisões. São Paulo: Atlas, 2009.

Referência Bibliográfica Complementar

ANTUNES, Maria. Capital intelectual. São Paulo: Atlas, 2009.
BRUNSTEIN, Israel. Economia de empresas. São Paulo: Atlas, 2010.
NAKAGAWA, Masayuki, Gestão estratégica de custos: gestão de custos. São Paulo: Atlas, 2009.
OLIVEIRA, Otávio. Gestão empresarial: sistemas e ferramentas. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, Djalma. Holding, administração corporativa e unidade estratégica de negócio. São Paulo: Atlas, 2010.
TACHIZAWA, Takeshy. Organização flexível. São Paulo: Atlas, 2009.
Observações
Horário de atendimento ao estudante:
Segunda-feira: 15:25 às 17:05
Terça-feira: 13:30 às 17:05 e 19:30 às 23:05
Quinta-feira: 13:30 às 17:05
Sexta-feira: 13:30 às 17:05