Campus: | CAMPUS PALMAS |
Professor: | ODENIR FINKLER GERALDO |
Componente: | Estratégias de Negociação |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Administração |
Série/período/semestre: | 8 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 40.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 02/12/2024 |
Última atualização: | 04/12/2024 |
Negociação: conceitos básicos. Aspectos conceituais associados ao processo de negociação e de administração de conflitos. Etapas do processo de negociação. Estilos de negociação. Como negociar com cada estilo. A comunicação: conceitos básicos. O processo de comunicação. Comunicação verbal e não verbal. Comunicação com expressão. Técnicas e praticas interdisciplinares de negociação. Conduta ética em negociação. O negociador em ação: aspectos práticos que favorecem as negociações e a administração de conflitos. Simulações de negociação em sala de aula conforme casos propostos. Estudos de casos. |
Objetivo Geral: Permitir aos alunos compreender os principais conceitos relacionados à negociação, bem como identificar importantes características dos negociadores, buscando a formação de pessoas melhor preparadas para a defesa de seus interesses e de suas empresas. Objetivos Específicos: Desenvolver habilidades de negociação. Conhecer técnicas de negociação. Conhecer ferramentas de planejamento de uma negociação. Entender a importância da ética na negociação. Conhecer exemplos de códigos de ética empresariais. Entender o processo de negociação. |
• Aulas expositivas; • Aplicação de exercícios; • Estudos de caso; • Seminário sobre os temas da disciplina. O ensino à distância tem como ferramenta básica o uso do Moodle/AVA do IFPR, onde há inserção de conteúdos destinado às avaliações. A interação por ambientes virtuais é estimulada também pela participação pelo uso de fóruns e chats disponibilizados para os feedbacks necessários e acompanhamento do desenvolvimento da turma. Os casos de estudantes com necessidades educacionais específicas, que precisarem de adaptações aos meios e conteúdos ofertados, serão discutidos junto à Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis e ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus (NAPNE) para, conjuntamente, definir a melhor estratégia de ensino. |
Em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 50 DE 14 DE JULHO DE 2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino aprendizagem no âmbito do IFPR, o processo avaliativo será conduzido da seguinte forma: 1º bimestre: • 1 PROVA: a ser realizada individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%). • 1 TRABALHO INDIVIDUAL: a ser realizado individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%). 2º bimestre: • 1 PROVA: a ser realizada individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%). • 1 TRABALHO INDIVIDUAL: a ser realizado individualmente sobre conteúdos do bimestre (50%). Ainda, conforme a Resolução 50/2017, artigo 16, parágrafo II, para ser aprovado no componente curricular o estudante deverá obter, ao fim do semestre, conceito A, B ou C, após as atividades de recuperação, além de ter, no mínimo, 75% de frequência. Recuperação contínua e recuperação paralela: Conforme o Art. 13 da Resolução n. 50/2017, § 1º A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes; § 2º A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos pelo docente em horário diverso das disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial. Neste caso, serão adotados horários e metodologias alternativas, como avaliações orais para que os alunos possam ter a oportunidade de recuperarem o conteúdo e aprendizado e, portanto, poderem evoluir seu conceito. |
Unidade I – Conceitos de Negociação 1.1 Processo de Negociação 1.2 Administração de Conflitos Unidade II – Ética na Negociação 2.1 Conduta Ética 2.2 Códigos de Ética 2.3 Diferentes Percepções do Conceito de Ética 2.4 Aplicabilidade da Ética na Negociação Empresarial Unidade III – Habilidades dos Negociadores 3.1 Comunicação Verbal 3.2 Comunicação Não Verbal 3.3 Aspectos Psicológicos na Negociação 3.4 Técnicas de Negociação Unidade IV – Planejamento da Negociação 4.1 Objetivos da Negociação 4.2 Etapas do Planejamento de uma Negociação 4.3 Ferramentas de Planejamento na Área da Negociação |
• Aulas expositivas; • Aplicação de exercícios; • Estudos de caso; • Apresentação de vídeos e slides com conteúdos relacionados à disciplina com uso de projetor; • Quadro de giz. |
Referência Bibliográfica Básica ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de (Et al.). Princípios de negociação: ferramentas gerenciais. 2ed. São Paulo: Atlas, 2007. CARVALHAL, Eugenio do (Et al.). Negociação e administração de conflitos. Rio de Janeiro: FGV, 2007. COLAIÁCOVO, Juan Luis. Negociação moderna: teoria e prática. Blumenau: Ed. Da FURB, 1997. MARTINELLI, Dante Pinheiro; ALMEIDA, Ana Paula de. Negociação e solução de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 1998. Referência Bibliográfica Complementar ALMEIDA JUNIOR, Sebastião de. Negociação: técnica e arte. Rio de Janeiro : Qualitymark, 2005. BURDRIDGE, R. Marc (Et. al) Gestão de negociação. São Paulo: Saraiva, 2005. COHEN, Herb. Você pode negociar tudo. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005. DONALDSON, Michael; DONALDSON, Mimi. Técnicas de negociação. Rio de Janeiro: Campus, 1999. LEWICKI, Roy J.; SAUNDERS, David M.; MINTON, John W. Fundamentos da negociação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. |
Horário de atendimento ao estudante: Segunda-feira: 15:25 às 17:05 Terça-feira: 13:30 às 17:05 e 19:30 às 23:05 Quinta-feira: 13:30 às 17:05 Sexta-feira: 13:30 às 17:05 |