Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | VANESSA LOPES RIBEIRO |
Componente: | Prática Pedagógica de Língua Portuguesa |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Pedagogia |
Série/período/semestre: | 4 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 80.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/12/2024 |
Última atualização: | 03/12/2024 |
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Na metodologia da aula, integra-se ao componente curricular a proposta de trabalho interdisciplinar da turma do 4o período organizado coletivamente pelos docentes do período. Como fio condutor do trabalho o eixo Escola e Docência no Ensino Fundamental será o meio pelo qual se articulam os conteúdos da ementa do componente. O método de trabalho do curso está ancorado na da pedagogia histórico-crítica que prevê a seguinte organização: 1. Listagem de categorias centrais trabalhadas pela ementa dos componentes para dialogar com as demais categorias de outros componentes trabalhados no período; 2. Para atividades da prática social inicial no trabalho interdisciplinar, cada docente elaborou atividades/questões de levantamento para identificar nos conteúdos quais conhecimentos percepções os estudantes já trazem para o processo, sendo que este componente será realizado as seguintes atividades de prática social inicial: uma produção escrita em que aspectos linguísticos como coesão e coerência serão ressaltados e análise escrita de textos produzidos por crianças em séries iniciais do Ensino Fundamental I 3. Após o acesso aos dados das respostas dos estudantes, elaboram-se questões problematizadoras, no coletivo de docentes da turma, considerando o eixo e a ementa para que sejam uma espécie de balizador dos estudos do semestre. 4. Na instrumentalização, cada docente fará o aprofundamento dos conteúdos da ementa, articulando as análises ao eixo do trabalho interdisciplinar e as questões problematizadoras construídas no coletivo no item três. 5. No momento da instrumentalização, poderão ser organizadas atividades coletivas entre componentes, porém a ênfase recai sobre o ensino aprofundado em cada componente dos conteúdos da ementa que dialogam permanentemente com o eixo e as questões problematizadoras. 5. Para articular o trabalho interdisciplinar foram planejados um trabalho final comum entre todos os componentes e um seminário sistematizador por turma, para síntese das questões problematizadoras tanto por parte dos docentes quanto dos estudantes. Para visualizar o planejamento interdisciplinar na íntegra acessar no link: Planejamento Curricular Interdisciplinar 2/2023 Além do trabalho interdisciplinar, este componente se organizará metodologicamente por aulas expositivas dialogadas e por leituras compartilhadas. Além disso, as práticas terão origem em situações-problema de sala de aula, voltadas à relação entre o aporte teórico e a construção de práticas pedagógicas que emancipam os sujeitos desse processo numa perspectiva dialógica da linguagem.
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Avaliação A Resolução Nº50/2017, estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. (...) Parágrafo único. O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais. Art. 11. Os docentes terão autonomia didático/metodológica para definir qual estratégia, instrumentos e critérios avaliativos serão os mais adequados a serem utilizados, sempre em consonância com os valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR. (...) Art. 16. A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios: I – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total no período letivo dos cursos técnicos de nível médio; II – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área dos cursos de graduação, de pós-graduação e de qualificação profissional. (...) Ler os textos indicados e participar consistentemente das discussões; Resolver situações-problema propostas em sala de aula, sustentando-as pelo viés teórico estudado/pesquisado; Manter-se assíduo(a) nas aulas; Instrumentos de avaliação utilizados: 1o bimestre
2o bimestre
Recuperação de estudos:
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Linguagem, Língua e o documento oficial para o ensino da Língua Portuguesa Gêneros Textuais/Discursivos como objetos de ensino de Língua Portuguesa Dispositivos Didático-metodológicos e processos escolares de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa Variação Linguística e o ensino de língua portuguesa Linguagem Oral Leitura e suas práticas (para crianças que já sabem decodificar e codificar) Escrita e suas práticas Práticas de Análise Linguística Abordagens didático-metodológicas no ensino da Língua Portuguesa
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Slides. Vídeos e podcasts. Textos digitalizados. Projetor. Quadro. Giz. Pincel. Tablet. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GERALDI, João Wanderley Geraldi. O texto na sala de aula. Milton José de Almeida… [et al.]. - 4ed. -São Paulo: Ática, 2006. SCHNEWNLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo. Mercado de Letras, 2004. WACHOWICZ, Teresa Cristina. Análise Linguística nos Gêneros Textuais [livro eletrônico] / . Teresa Cristina Wachowicz. - Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Língua Portuguesa em Foco). BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ELIAS, Vanda Maria. Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura /org. Vanda Maria Elias. - São Paulo: Contexto, 2011. LEAL, Telma Ferraz. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão/ Telma Ferraz Leal, Siane Gois orgs. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Língua Portuguesa na Escola. NOGUEIRA, Patrícia Lima (Org). Metodologia do ensino da língua portuguesa I. São Paulo: Pearson, 2016. ISBN 9788543017099.(E-book Pearson). WILSON, Victoria. Leitura, escrita e ensino [recurso eletrônico]:discutindo a formação de leitores/ orgs. Victoria Wilson, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais. São Paulo: Summus, 2015. |