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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: VANESSA LOPES RIBEIRO
Componente: Prática Pedagógica de Língua Portuguesa
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Pedagogia
Série/período/semestre: 4
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 80.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 03/12/2024
Última atualização: 03/12/2024
Ementa
  • Concepções de linguagem e língua e ensino da Língua Portuguesa. 
  • As contribuições da Linguística para o ensino da norma padrão, da oralidade, da escrita e da leitura. 
  • A prática da análise linguística: conceito e aplicabilidade. 
  • Gêneros textuais escritos: fundamentos teóricos e estratégias metodológicas para o processamento da produção escrita. 
  • Prática da produção textual: condições de produção, competência comunicativa, letramento e autoria. 
  • Hipertexto e gêneros textuais emergentes no contexto das novas tecnologias: características e implicações para o ensino da Língua Portuguesa. 
  • Gêneros Textuais Orais na Escola: abordagens teórico-metodológicas e condições básicas para o ensino. 
  • Caracterização, especificidades linguísticas e o diálogo entre oralidade e escrita. 
  • Produção de textos e processo avaliativo. 
  • Gêneros Textuais e Leitura: a dimensão psicolinguística da leitura: estratégias e habilidades de leitura. 
  • A dimensão interativa da leitura: leitura e intertextualidade, processamento e recepção da leitura. 
  • Língua, Inclusão e Diversidade. 
  • Avaliação em Língua Portuguesa. 
  • Análise crítica de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos, jogos, textos científicos e literários).

 
Objetivo Geral
  • Compreender o ensino de língua portuguesa numa perspectiva dialógica da linguagem, para a formação de sujeitos capazes de compor seus enunciados numa abordagem de letramento crítico;
  • Compreender os eixos de trabalho na área de língua portuguesa, leitura, oralidade e escrita, como indissociáveis e constantes no processo de ensino-aprendizagem, permeados pela prática do letramento crítico, subsidiado pela reflexão linguística;
  • Apropriar-se do conceito de gêneros textuais como práticas sociais inscritas em processo histórico;
  • Compreender os fenômenos de variação linguística, em uma abordagem da Sociolinguística.
  • Entender a prática de reflexão linguística como condição imprescindível para o desenvolvimento da leitura e de produções orais e escritas, tendo em vista o processo avaliativo processual;
  • Entender que o ensino de língua portuguesa, compreendido como práticas sociais de linguagem, perpassa por outras áreas do conhecimento em perspectiva interdisciplinar;
  • Analisar propostas pedagógicas para o ensino da Língua Portuguesa (documentos oficiais diversos) e suas abordagens didático-metodológicas de seus conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
  • Desenvolver práticas pedagógicas para o trabalho de língua portuguesa, inseridas na perspectiva dialógica da linguagem, em busca da autonomia de um docente-pesquisador, que produz materiais didáticos de qualidade voltados às especificidades dos estudantes.
  • Analisar material didático, tendo em vista as perspectivas de linguagem estudadas.
Metodologia

Na metodologia da aula, integra-se ao componente curricular a proposta de trabalho interdisciplinar da turma do 4o período organizado coletivamente pelos docentes do período. Como fio condutor do trabalho o eixo Escola e Docência no Ensino Fundamental será o meio pelo qual se articulam os conteúdos da ementa do componente. O método de trabalho do curso está ancorado na da pedagogia histórico-crítica que prevê a seguinte organização: 1. Listagem de categorias centrais trabalhadas pela ementa dos componentes para dialogar com as demais categorias de outros componentes trabalhados no período; 2. Para atividades da prática social inicial no trabalho interdisciplinar, cada docente elaborou atividades/questões de levantamento para identificar nos conteúdos quais conhecimentos percepções os estudantes já trazem para o processo, sendo que este componente será realizado as seguintes atividades de prática social inicial: uma produção escrita em que aspectos linguísticos como coesão e coerência serão ressaltados e análise escrita de textos produzidos por crianças em séries iniciais do Ensino Fundamental I 3. Após o acesso aos dados das respostas dos estudantes, elaboram-se questões problematizadoras, no coletivo de docentes da turma, considerando o eixo e a ementa para que sejam uma espécie de balizador dos estudos do semestre. 4. Na instrumentalização, cada docente fará o aprofundamento dos conteúdos da ementa, articulando as análises ao eixo do trabalho interdisciplinar e as questões problematizadoras construídas no coletivo no item três. 5. No momento da instrumentalização, poderão ser organizadas atividades coletivas entre componentes, porém a ênfase recai sobre o ensino aprofundado em cada componente dos conteúdos da ementa que dialogam permanentemente com o eixo e as questões problematizadoras. 5.  Para articular o trabalho interdisciplinar foram planejados um trabalho final comum entre todos os componentes e um seminário sistematizador por turma, para síntese das questões problematizadoras tanto por parte dos docentes quanto dos estudantes. Para visualizar o planejamento interdisciplinar na íntegra acessar no link:

Planejamento Curricular Interdisciplinar 2/2023

Além do trabalho interdisciplinar, este componente se organizará metodologicamente por aulas expositivas dialogadas e por leituras compartilhadas. Além disso, as práticas terão origem em situações-problema de sala de aula, voltadas à relação entre o aporte teórico e a construção de práticas pedagógicas que emancipam os sujeitos desse processo numa perspectiva dialógica da linguagem.

 

 

Avaliação

Avaliação

 

A Resolução Nº50/2017, estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.

(...)

Parágrafo único. O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.

Art. 11. Os docentes terão autonomia didático/metodológica para definir qual estratégia, instrumentos e critérios avaliativos serão os mais adequados a serem utilizados, sempre em consonância com os valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.

(...)

Art. 16. A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios:

I – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total no período letivo dos cursos técnicos de nível médio;

II – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área dos cursos de graduação, de pós-graduação e de qualificação profissional.  

(...)

 

Ler os textos indicados e participar consistentemente das discussões;

Resolver situações-problema propostas em sala de aula, sustentando-as pelo viés teórico estudado/pesquisado;

Manter-se assíduo(a) nas aulas;

 

Instrumentos de avaliação utilizados: 

 1o bimestre

  • Prova com consulta para resolução de situação-problema; (50%)
  • Narrativa de aprendizagem reflexiva; (50%)
 

2o bimestre

  • Construção de uma prática pedagógica interdisciplinar, proveniente de projeto de pesquisa entre as disciplinas de história e de língua portuguesa, a partir da temática povos indígenas. (60%)
  • Prova com consulta para resolução de situação-problema; (40%)
 

Recuperação de estudos:

 
  • Reescrita de provas com novas questões e com consulta;
  • Reescrita de narrativas de aprendizagem.



 
Conteúdo programático

Linguagem, Língua e o documento oficial para o ensino da Língua Portuguesa

Gêneros Textuais/Discursivos como objetos de ensino de Língua Portuguesa

Dispositivos Didático-metodológicos e processos escolares de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Variação Linguística e o ensino de língua portuguesa

Linguagem Oral

Leitura e suas práticas (para crianças que já sabem decodificar e codificar)

Escrita e suas práticas

Práticas de Análise Linguística

Abordagens didático-metodológicas no ensino da Língua Portuguesa





CRONOGRAMA DAS AULAS

 

Data

Conteúdos específicos

Atividade

01

03/08

Letramento acadêmico

Visita ao evento da SBPC, UFPR

02

10/08

Leitura, oralidade e escrita, aspectos linguísticos textuais.

Atividades de prática social que permitam o levantamento de quais conhecimentos os estudantes trazem consigo para o processo: 1. Produção escrita em que aspectos linguísticos como coesão e coerência, pontuação, ortografia serão ressaltados; 2. análise escrita de textos produzidos por crianças em séries iniciais do Ensino Fundamental I.

03

17/08

Gênero textual;

Produção escrita de estudantes, 5o ano: gênero, compreensão, aspectos linguísticos.

Apresentação e discussão da ementa da disciplina;

Análise coletiva dos resultados da atividade 2 da aula do dia 10/08;

Leitura do capítulo “Compor Textos”, de Ana Teberosky, subtítulo - OS GÊNEROS.

04

24/08

Gênero textual e discursivo - narrativa literária; elementos estruturais da narrativa, linguagem descritiva, discurso direto e indireto.

  • avaliação desse tipo textual.

As funções da leitura de obra literária compartilhada em sala;

Gêneros discursivos variados na narrativa/romance (poema, receita culinária, bula, manual de instruções, carta, bilhete, autobiografia, listas, fábula, cartão postal, conto de fada, provérbio.

Análise da produção escrita dos estudantes do 4o período apresentada em Powerpoint sobre aspectos como coerência, coesão, pontuação e estrutura de frases, ortografia;

Reescrita como etapa importante da aprendizagem;

Finalizar leitura e discussão do capítulo “Compor Textos”, de Ana Teberosky;

 

Leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari;

Discussão sobre os elementos estruturais da narrativa, os gêneros discursos diversos presentes no enredo da obra, para percepção de que os gêneros ocorrem em atos discursivos em processos sociais e históricos.

05

31/08

O texto literário em sala de aula - leitura, oralidade, escrita, análise linguística e reescrita.

Ateliês de Aprendizagem: circuito de atividades na turma.

06

14/09

Narrativas de aprendizagem reflexiva, atividade avaliativa.

Letramento crítico.

Produção de texto: narrativa de aprendizagem reflexiva, organização das anotações em aula.

As possibilidades de se desenvolver um trabalho com letramento crítico a partir da obra A Grande Fábrica de Palavras, de Agnès de Lestrade.

07

21/09

Prova

Prova

08

28/09

- Retomada de conceitos presentes na prova;

Práticas de Linguagem na perspectiva interdisciplinar.

- Atividade reflexiva sobre as produções da turma em situação de prova;

Aplicação de um projeto interdisciplinar com o tema Sistema Solar, como acontecem os dias e noites, desenvolvido via PAIPE, 2023, com uma estudante bolsista da turma.

09

05/10

Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa;

Gêneros textuais e o desenvolvimento de práticas pedagógicas.

Levantamento das ideias centrais presentes no capítulo indicado para leitura como forma de revisar e repensar os encaminhamentos estudados ao longo do 1o bimestre. Diálogo com a teoria. Capítulo retirado do livro O texto na sala de aula, de João Wanderley Geraldi (org.)

Levantamento de obras literárias e textos de gêneros outros sobre a questão indígena, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica de ensino de língua portuguesa na perspectiva dialógica da linguagem.

Relacionar essa busca com o artigo “Literatura infantil no ensino superior: uma proposta vivida no curso de pedagogia”, do livro WILSON, Victoria (org.). Leitura, escrita e ensino [recurso eletrônico]:discutindo a formação de leitores. São Paulo, SP,  Summus, 2015. 

10

19/10

O museu como espaço de letramento.

Visita ao Museu Paranaense, articulada à disciplina de História, para enriquecer a discussão e a prática interdisciplinar.

11

26/10

Produzir material/atividade para sistematizar aspectos linguísticos do grupo com o qual se trabalha a partir de sequência didática.

Apresentação de modelos montados pela docente a partir de produções de estudantes para reflexão e discussão em aula.

Produzir uma prática a partir de situação-problema e apresentar para a turma.

12

09/11

Produzir material/atividade para sistematizar aspectos linguísticos do grupo com o qual se trabalha a partir de sequência didática.

Apresentação de modelos montados pela docente a partir de produções de estudantes para reflexão e discussão em aula.

Produzir uma prática a partir de situação-problema e apresentar para a turma.

13

16/11

Prática pedagógica de língua portuguesa na perspectiva dialógica da linguagem, considerando a tríade leitura, oralidade e escrita.

Desenvolvimento de prática pedagógica de língua portuguesa na perspectiva dialógica da linguagem, considerando a tríade leitura, oralidade e escrita.

14

23/11

Prática pedagógica de língua portuguesa na perspectiva dialógica da linguagem, considerando a tríade leitura, oralidade e escrita.

Desenvolvimento de prática pedagógica de língua portuguesa na perspectiva dialógica da linguagem, considerando a tríade leitura, oralidade e escrita.

15

30/11

Prática pedagógica de língua portuguesa na perspectiva dialógica da linguagem, considerando a tríade leitura, oralidade e escrita.

Desenvolvimento de prática pedagógica de língua portuguesa na perspectiva dialógica da linguagem, considerando a tríade leitura, oralidade e escrita.

16

07/12

Apresentação dos projetos

Apresentação das práticas em projeto interdisciplinar.

17

14/12

Apresentação dos projetos

Apresentação das práticas em projeto interdisciplinar.

18

26/08

Leitura em práticas sociais e o texto didático

Leitura e discussão do capítulo “A leitura funcional e a dupla função do texto didático”, de Mário Perini.

Discussão sobre o texto “Por uma alfabetização cidadã: por que ler e escrever a cidade de são Gonçalo com os sujeitos escolares”, do livro WILSON, Victoria (org.). Leitura, escrita e ensino [recurso eletrônico]:discutindo a formação de leitores. São Paulo, SP,  Summus, 2015. 

19

23/09

Análise linguística de texto escrito por estudantes.

Desenvolvimento de uma prática de análise linguística a partir de textos de estudantes, encaminhamentos para reescrita e atividades de sistematização com unidades textuais menores.

20

11/11

Contação de histórias, o docente como leitor.

Prática de contação de histórias e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa, um debate a partir da leitura prévia do texto “Entre narrativas e experiências interrogativas: entrecruzando fios de histórias”, do livro WILSON, Victoria (org.). Leitura, escrita e ensino [recurso eletrônico]:discutindo a formação de leitores. São Paulo, SP,  Summus, 2015. 

Recursos
Slides. Vídeos e podcasts. Textos digitalizados. Projetor. Quadro. Giz. Pincel. Tablet.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GERALDI, João Wanderley Geraldi. O texto na sala de aula. Milton José de Almeida… [et al.]. - 4ed. -São Paulo: Ática, 2006.
SCHNEWNLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo. Mercado de Letras, 2004.
WACHOWICZ, Teresa Cristina. Análise Linguística nos Gêneros Textuais [livro eletrônico] / . Teresa Cristina Wachowicz. - Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Língua Portuguesa em Foco).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ELIAS, Vanda Maria. Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura /org. Vanda Maria Elias. - São Paulo: Contexto, 2011.
LEAL, Telma Ferraz. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão/ Telma Ferraz Leal, Siane Gois orgs. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Língua Portuguesa na Escola.
NOGUEIRA, Patrícia Lima (Org). Metodologia do ensino da língua portuguesa I. São Paulo: Pearson, 2016. ISBN 9788543017099.(E-book Pearson).
WILSON, Victoria. Leitura, escrita e ensino [recurso eletrônico]:discutindo a formação de leitores/ orgs. Victoria Wilson, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais. São Paulo: Summus, 2015.
Observações